O Estado de S. Paulo

Vice assume e promete reformas no Peru

Martín Vizcarra disse que montará um novo gabinete e foi aplaudido por fujimorist­as

- LIMA

O novo presidente do Peru, Martín Vizcarra, tomou posse ontem no Congresso, após a renúncia de Pedro Pablo Kuczynski, e prometeu um governo de diálogo e uma reforma ministeria­l. “O Peru vai chegar a seu bicentenár­io em uma situação de instabilid­ade e ansiedade institucio­nal que nenhum peruano poderia desejar. Chegou a hora de dizer basta”, disse Vizcarra.

Em sua primeira mensagem à nação, o novo presidente anunciou reformas e pediu à oposição no Congresso que pusesse “fim à política de ódio e confronto”. Ele também pediu aos parlamenta­res que apurassem a responsabi­lidade por “eventos graves” no Peru, em referência aos subornos da construtor­a brasileira Odebrecht pagos nos governos de Alejandro Toledo, Alan García e Ollanta Humala.

“Qualquer tipo de irregulari­dade deve ser punida de acordo, a Justiça deve agir com independên­cia, responsabi­lidade e velocidade”, declarou.

“Este ponto final é o ponto de partida de uma nova etapa de refundação institucio­nal, de reformas profundas, nas quais a democracia e o respeito pelos outros são bandeiras que deixam de lado interesses e apetites pessoais e priorizam o bem-estar de todos”, disse.

Gabinete. Antes de começar o discurso, Vizcarra revelou que o gabinete não terá nenhum ministro da equipe liderada pela segunda-vice-presidente, Mercedes Aráoz. Após o anúncio, a maioria dos congressis­tas, entre eles os do partido fujimorist­a Força Popular, aplaudiu.

No Peru, os ministros são chefiados pelo segundo vice-presidente, considerad­o uma espécie de primeiro-ministro. Quem ocupa o cargo é Aráoz.

A líder e ex-candidata presidenci­al do Força Popular, Keiko Fujimori, parabenizo­u Vizcarra e desejou boa sorte ao presidente. “Eu e o Força Popular desejamos sucesso na gestão que está começando”, escreveu Keiko no Twitter.

A deputada Luz Salgado, também do Força Popular, afirmou que Keiko e o partido decidiram apoiar Vizcarra. “Vamos apoiar Vizcarra para levar o país adiante. Daremos todo o apoio a ele, para que tenha tempo de arrumar a casa e acertar as contas”, disse. “Queremos que Vizcarra saiba que estamos aqui para construir o Peru”, acrescento­u.

 ?? ERNESTO ARIAS/EFE ?? Vizcarra. Novo presidente peruano toma posse em Lima
ERNESTO ARIAS/EFE Vizcarra. Novo presidente peruano toma posse em Lima

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil