O Estado de S. Paulo

São Paulo quer adotar cadastro prévio contra roubos de celular

- Marco Antônio Carvalho

A Secretaria da Segurança de São Paulo planeja adotar um sis- tema de cadastro prévio de celulares para combater o roubo e o furto desse tipo de equipament­o. O novo modelo, ainda em fa- se de planejamen­to, permitiria ao cidadão cadastrar o seu aparelho em um site, com informaçõe­s pessoais e de identifica­ção do celular, para facilitar o bloqueio ou a devolução em caso de recuperaçã­o do objeto.

As informaçõe­s foram divulgadas ontem pelo secretário da Segurança do Estado, Mágino Alves Barbosa Filho. Segundo ele, a inspiração é o programa Alerta Celular, criado pela Secretaria da Segurança do Estado de Pernambuco. “Tivemos um encontro de secretário­s em que isso foi mostrado. É bem simples de ser feito e tem um resultado realmente positivo. Não requer uma tecnologia extraordin­ária, mas um engajament­o do cidadão em realizar o cadastro”, disse Barbosa Filho.

Técnicos da pasta paulista estão em contato com os criadores do programa pernambuca­no para buscar informaçõe­s so- bre como implementá-lo, o que seria feito ainda neste ano.

Indicadore­s. O número de furtos no Estado subiu 8,7% em fevereiro ante o mesmo mês de 2017. A pasta atribuiu, em parte, a alta a um maior número de foliões no carnaval da capital.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil