O Estado de S. Paulo

EXPERIÊNCI­A PARA REENCONTRA­R O TOPO

Zagueiro vai em busca da 2ª conquista

- Matheus Lara

Sergio Ramos é um dos poucos remanescen­tes do time campeão mundial na África do Sul, em 2010, e vai fazer valer sua experiênci­a para tentar colocar a Espanha de novo no topo do mundo. Na Rússia, ele estará em campo junto com atletas de uma nova geração que, depois do fiasco na Copa de 2014 – a seleção não passou da fase de grupos –, tenta retomar a velha “fúria” espanhola.

Num time renovado, o principal trunfo do zagueiro que atua no Real Madrid será a experiênci­a. Com Piqué e Iniesta, que também levantaram a taça do Mundial, o capitão quer mostrar para jovens como Isco, Koke, Carvajal e Asensio que a força coletiva da equipe espanhola de Julen Lopetegui pode superar o favoritism­o de times com mais tradição em Copas ou com mais talentos individuai­s, como o Brasil e a Argentina.

Ramos não pensa em parar tão cedo. Aos 31 anos, evitar considerar a possibilid­ade de que esta seja sua última Copa. “Sempre penso no dia a dia, tento desfrutar de cada momento que este magnífico esporte me presenteia. Então, não acho que possa ser este o meu último Mundial, muito pelo contrário”, afirmou o atleta, recentemen­te. “Enquanto minha ambição e vontade permitirem, tentarei prolongar o máximo possível, porque sou feliz há muitos anos neste esporte. Se puder prolongar essa felicidade, por que não fazê-lo?”

A confiança de Sergio Ramos está ligada ao fato de ter se encontrado novamente em campo. Depois de conquistar o mundo atuando na lateral direita, voltou a jogar como zagueiro, sua posição de origem, e vem de grandes momentos no Real Madrid, onde conquistou cinco títulos na última temporada –incluindo a Liga dos Cam- peões da Europa e o Mundial de Clubes sobre o Grêmio.

No time nacional, Ramos pode alcançar uma marca histórica. Ontem, diante da Alemanha, completou 150 jogos pelo time espanhol. O zagueiro está a 17 partidas de alcançar o goleiro Iker Casillas, capitão do título mundial e o atleta que mais atuou pela Espanha na história. “É um momento especial. Tudo passa muito rápido. Mas sigo mantendo o desejo de representa­r meu país. Não há nada mais bonito. Enquanto consiga manter o espírito ganhador, vou representa­r sempre que me chamarem. Quero ser o jogador que mais vezes vestiu a camisa da Espanha. Sei que não será fácil.”

O primeiro desafio da Espanha na Copa será contra Portugal, num duelo dos dois últimos campeões da Eurocopa. O clássico ibérico acontece no dia 15 de junho no Fisht Stadium, em Sochi, pela 1.ª rodada do Grupo B, que ainda tem Marrocos e Irã. Para Sergio Ramos, mais uma vez o desafio será parar seu companheir­o de equipe no Real, Cristiano Ronaldo. Em sua avaliação, a Espanha não está atrás de nenhuma outra equipe do Mundial na Rússia.

“Acreditamo­s em nós mesmos e no nosso grupo”, avalia. “Fomos campeões e queremos voltar a ser. Somos uma equipe a ser batida, assim como outras quatro ou cinco do Mundial.”

 ??  ?? Próxima estrela: Mesut Özil, meia que vai à Rússia para defender o título mundial com a seleção da Alemanha de Joachim Löw Capitão. Zagueiro de 31 anos quer fazer história com a seleção espanhola
Próxima estrela: Mesut Özil, meia que vai à Rússia para defender o título mundial com a seleção da Alemanha de Joachim Löw Capitão. Zagueiro de 31 anos quer fazer história com a seleção espanhola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil