O Estado de S. Paulo

La Porta é o novo vice do COB

- Marcio Dolzan / RIO

Marco Antônio La Porta é o novo vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Ele foi eleito ontem com ampla vantagem, somando 44 dos 48 votos possíveis. Seus concorrent­es, Marcel de Souza e José Medalha, fizeram 3 e 1 votos, respectiva­mente.

Presidente da Confederaç­ão Brasileira de Triatlo, La Porta se disse surpreso com a votação expressiva e prometeu atuar junto às confederaç­ões. “Minha proposta é ajudar o esporte olímpico naquilo que eu tenho mais conhecimen­to, a parte das Forças Armadas, atuar bem junto às confederaç­ões, dar esse suporte a eles, para chegar ao atleta, que é o mais importante.” Seu mandato vai até 2020.

Esta foi a primeira eleição que contou com o novo colégio eleitoral, aprovado em mudança de estatuto em dezembro passado. Todos os 48 votantes – incluindo 12 atletas – compare- ceram. A votação foi secreta e contou com uma urna eletrônica cedida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro.

Além da escolha do vice, a assembleia elegeu dez membros para o Conselho de Administra­ção e cinco para o de Ética, que também foram instituído­s a partir do novo estatuto.

Neto de Sylvio de Magalhães Padilha, que presidiu o COB entre 1963 e 1991, Alberto Murray foi o mais votado para o Conselho de Ética. Ele se disse “muito emocionado” por assumir um posto no COB. “Espero não decepciona­r ninguém.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil