O Estado de S. Paulo

Bolt treina no Borussia Dortmund e mira ‘elite do futebol’

Astro do atletismo troca passes com Mario Götze e reitera: ‘quero jogar em um grande campeonato, não em divisão inferior’

- DORTMUND

Com a ambição real de se tornar um jogador profission­al de futebol depois de ter se aposentado do atletismo no ano passado, Usain Bolt atraiu a presença de mais de mil pessoas ao CT do Borussia Dortmund, ontem, quando participou do treino com equipe alemã. Ele ainda conheceu outras instalaçõe­s e departamen­tos do clube.

Patrocinad­o há bastante tempo pela Puma, marca que forne- ce o material esportivo do Borussia, o astro jamaicano de 31 anos já havia revelado, em janeiro, que marcaria presença em um treinament­o do time neste mês. Recordista do mundo das provas do 100m e 200m, em uma consagrada carreira com oito ouros olímpicos e 11 medalhas douradas em Mundiais, o ex-velocista reiterou o seu desejo de vir a atuar na elite do futebol, embora nunca tenha jogado profission­almente no esporte mais popular do planeta.

“Quero jogar um grande campeonato, não em uma divisão inferior”, assegurou Bolt, deixando a modéstia de lado ao tentar ingressar em uma nova modalidade. “Meu objetivo é jogar em uma das melhores ligas do mundo. É por isso que estou aqui”, destacou.

A simples participaç­ão do jamaicano no treino do time de Dortmund também atraiu a presença de 150 jornalista­s a uma atividade que contaria com um número muito menor de profission­ais de imprensa se ele não estivesse lá, até pelo fato de que a equipe só voltará a atuar no próximo dia 31, em um clássico contra o Bayern de Munique no qual o time bávaro poderá assegurar o título do Campeonato Alemão.

Dentro do gramado, Bolt participou de alguns exercícios sob o comando do técnico Peter Stöger e trocou passes com jogadores do Borussia, entre eles o ídolo Mario Götze, em um treino de baixa intensidad­e.

Por causa da presença do as- tro, o clube alemão transmitiu a atividade ao vivo por meio do seu site oficial, com comentário­s em inglês. Depois do treino, ele deu autógrafos aos torcedores e posou para fotos. E este já foi o segundo treinament­o do jamaicano na equipe de Dortmund, que confirmou que no dia anterior ele marcou presença em um outro trabalho realizado com portões fechados para a imprensa.

“Foi bom. Eu me diverti com os caras e eles me receberam muito bem”, destacou Bolt, se referindo aos jogadores do Borussia Dortmund. O treinador Peter Stöger foi simpático e ao mesmo tempo realista ao ser questionad­o sobre a possibilid­ade de o jamaicano se tornar um jogador profission­al. “O principal é ver que ele ama este esporte e entende o jogo. Mas, se quer alcançar o alto nível, tem ainda muito por fazer”, analisou.

 ?? BERND THISSEN/DPA VIA AP ?? Exigente. Bolt não aceita jogar em time sem expressão
BERND THISSEN/DPA VIA AP Exigente. Bolt não aceita jogar em time sem expressão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil