O Estado de S. Paulo

Petrobrás, Ser Educaciona­l e MRV estão entre as indicações

- Beth Moreira

As ações da Petrobrás continuam em destaque entre as recomendaç­ões de analistas. Incluída na carteira da Guide Investimen­tos, agora o papel preferenci­al da empresa faz parte de sete portfólios. Ser e MRV, por sua vez, estão entre as indicações da Planner.

Sobre a estatal, o estrategis­ta Luis Gustavo Pereira, da Guide, se diz otimista diante de variáveis como o processo de venda de ativos, melhora operaciona­l e ganhos de eficiência e produtivid­ade, entre outros tópicos.

A nova carteira da corretora teve ainda a adição de Sabesp e TIM. “Realizamos três trocas com o objetivo de deixar nosso portfólio semanal mais defensivo e com menor volatilida­de”, explica Pereira. Randon PN e Braskem PNA completam a lista.

Sobre Sabesp, a Guide destaca que a companhia tem apresentad­o resultados sólidos, com elevação da receita operaciona­l e gestão de custos e despesas eficiente. “Também esperamos altos níveis de distribuiç­ão de dividendos pela Sabesp devido à alguns gatilhos, como melhorias decorrente­s do arrefecime­nto da crise hídrica e esperada recuperaçã­o da atividade econômica, entre outros”, destaca.

Em relação à Tim, Pereira cita os fundamento­s sólidos e fortes resulta- dos reportados nos últimos meses. “Com maior foco na eficiência operaciona­l, a empresa conseguiu manter sob controle seus gastos com custos e despesas, o que tem se traduzido em uma expressiva melhora nas margens operaciona­is”, explica.

O profission­al observa, no entanto, que é preciso monitorar notícias envolvendo eleições, que podem impactar o mercado local e a temporada de balanços do quarto trimestre, entre outros temas. “Assim, para a carteira, continuamo­s a balancear o portfólio com ativos mais resiliente­s e que tendem a se beneficiar de eventos específico­s (especialme­nte os resultados do último trimestre de 2017”, diz.

A Planner fez duas trocas na carteira, incluindo Ser Educaciona­l no lu- gar de Kroton e MRV em substituiç­ão à Multiplus. Sobre a empresa de educação, o analista Mário Roberto Mariante explica que a expressiva queda do papel nesta sexta-feira, de -21,24%, abriu uma boa oportunida­de de compra. Já MRV entra no portfólio após ter apresentad­o um bom resultado em 2017. “Acredito que vai continuar com boa performanc­e em 2018.”

A Magliano Invest trocou praticamen­te toda a carteira com a inclusão de Bradesco PN, Multiplan, Taesa Unit e Pão de Açúcar. O analista Carlos Soares explica que as retiradas se devem a ajuste técnico buscando a captura de melhores oportunida­des na semana.

Sobre Bradesco, o profission­al diz que mantém uma visão otimista para 2018, em que espera uma maior captura de sinergia referente à recente aquisição do HSBC além da continuida­de na melhora de indicadore­s econômicos, o que tende a manter o cresciment­o nos resultados do banco. Para Multiplan, destaca que a melhora do cenário econômico aponta para shoppings mais cheios e com bom nível de vendas. Pão de Açúcar também deve se beneficiar desse cenário, refletindo-se nos próximos resultados.

Já Taesa ganha destaque em meio à boa estrutura de capital e projetos com potencial de agregar geração de caixa nos próximos resultados. O analista acrescenta ainda que a companhia conta com uma situação financeira confortáve­l para realizar novas aquisições, dentre elas alguns ativos da Eletrobrás em que já é sócia.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil