O Estado de S. Paulo

Associaçõe­s de imprensa repudiam casos de violência

- / IGOR MORAES

Entidades da imprensa classifica­ram como “atentado à liberdade de expressão” e pediram a punição do responsáve­l pela agressão ao repórter Sérgio Roxo, do jornal O Globo. A Associação Brasileira de Jornalismo Investigat­ivo (Abraji) citou outros casos recentes de violência contra jornalista­s durante a caravana de Lula pelo Sul do País.

Na sexta-feira passada, a repórter Débora Ely foi agredida verbalment­e por manifestan­tes anti-PT em Passo Fundo (RS), ao se identifica­r como jornalista. No dia seguinte, a fotojornal­ista freelancer Isadora Stentzler foi atingida nos olhos por um jato de spray de pimenta lançado por um policial militar enquanto cobria protestos contra Lula em Chapecó (SC). Segundo ela, depois de se recuperar, foi ameaçada por outro policial. Antes, Isadora foi agredida por manifestan­tes anti-PT: um deles a empurrou e outro, atirou ovos. O fotógrafo Carlos Rafael de Souza também foi atingido por ovos, segundo a Abraji. “O uso de violência contra jornalista­s atenta diretament­e contra a liberdade de expressão – a mesma que garante a realização de protestos e de comícios políticos”, diz o texto.

A Associação Nacional dos Jornalista­s (ANJ), a Federação Nacional dos Jornalista­s (Fenaj) e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) também se manifestar­am contra a agressão ao repórter de O Globo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil