O Estado de S. Paulo

Sobe para 64 número de mortos em incêndio na Rússia

- MOSCOU

Subiu ontem para 64 o número de mortos no incêndio de domingo que destruiu um shopping center na cidade russa de Kemerovo, na Sibéria. Ainda há ao menos dez pessoas desapareci­das. Os serviços de emergência e os bombeiros continuava­m procurando vítimas entre os escombros do centro comercial de 1.600 m², cujo teto desabou.

De acordo com a porta-voz da unidade local do Ministério das Situações de Emergência, Borisa Dediujina, pelo menos nove crianças morreram. O governo local, que anunciou três dias de luto, afirmou ter encontrado “diversas violações” das normas de segurança no shopping center, incluindo a ausência de sinalizaçã­o em caso de incêndio e as saídas de emergência fechadas na sala de cinema onde a tragédia teve início.

“A questão é saber por que as portas estavam fechadas”, afirmou, indignado, o vice-governador da região, Vladimir Chernov. O presidente russo, Vladimir Putin, manifestou “profundas condolênci­as” aos parentes das vítimas.

Um menino de 11 anos e uma jovem de 18 anos, que saltaram do terceiro andar para escapar das chamas, estão em estado grave, de acordo com a ministra da Saúde, Veronika Skvortsova. Outras nove pessoas estão hospitaliz­adas. “Os feridos se encontram em um estado quase satisfatór­io, mas muitos perderam parentes no incêndio e alguns, seus filhos”, declarou a ministra.

O comitê de investigaç­ão russo anunciou ontem a abertura de uma investigaç­ão criminal e a detenção de quatro pessoas, incluindo o homem que alugou o local onde o incêndio foi registrado e um diretor da empresa que administra o shopping.

O incêndio começou no segundo piso do estabeleci­mento, cujas lojas, cinemas e pista de boliche estavam repletos de visitantes. “O caso mais sério é o de um menino de 11 anos, cujos pais e irmãos morreram no incêndio”, disse a ministra da Saúde. Acredita-se que o menino tenha caído do quarto andar do shopping e está na UTI, com múltiplas fraturas. /

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil