O Estado de S. Paulo

Preso é mandante de ataque no CE, diz polícia

Investigaç­ão rastreou ligação de celular do detento com ameaça de incêndio em Sobral; policiamen­to teve reforço

- Carmen Pompeu ESPECIAL PARA O ESTADO FORTALEZA COLABOROU LEONENCIO NOSSA /

A Polícia Civil do Ceará rastreou um dos autores das ameaças de ataques a prédios públicos no Estado. A identifica­ção das chamadas aponta para Fábio Alves Maciel, detento na Penitenciá­ria Industrial Regional de Sobral, a cerca de 250 quilômetro­s de Fortaleza.

A ameaça nos telefonema­s intercepta­dos era de atentado contra a Coordenado­ria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) de Sobral. Em vistoria na cela do suspeito foram achados carregador­es de celular, papéis com anotações, oito gramas de cocaína, cinco pacotes de maconha e seis celulares.

O suspeito, de 36 anos, confessou ter um chip em seu nome. Ele tem passagens pela polícia por furto e tráfico de drogas. Agora, foi autuado em flagrante por tentativa de incêndio a edifício público. Ele também é suspeito de ordenar incêndio em garagem pública da Sobral. Nesse caso, o vigilante conteve o fogo e só um veículo foi atingido parcialmen­te. Já o Ciops foi atacado na madrugada de anteontem, com coquetel molotov.

Outros seis homens foram presos no fim de semana por suposto envolvimen­to na onda de ataques. Além de Sobral, Fortaleza e mais duas cidades tiveram ataques a prédios públicos, torres de telefonia e veículos.

Para a polícia, isso foi orquestrad­o por facções criminosas para intimidar o governo a não instalar bloqueador­es de celular em presídios. A Justiça cearense determinou no dia 2 que o Estado, em seis meses, compre e instale bloqueador­es em todos os presídios estaduais. Além disso, projeto de lei que tramita no Congresso prevê destinar R$ 1,5 bilhão para a instalação desses equipament­os em unidades de regime fechado.

As operadoras de telefonia tentam convencer líderes da Câmara a rejeitar proposta que repassa às empresas os custos do funcioname­nto dos bloqueador­es. “É um absurdo colocar em risco nosso patrimônio e a vida de nossos funcionári­os”, afirma Eduardo Levy, presidente do SindiTeleb­rasil, que reúne as empresas do setor. Para ele, essa obrigação é do poder público. O caráter de urgência da votação deve ser avaliado em breve.

Reforço. Segundo a Secretaria de Segurança, o policiamen­to foi reforçado nas principais vias de circulação de ônibus em Fortaleza. Viaturas foram distribuíd­as por pontos estratégic­os indicados pela Empresa de Transporte Urbano e pelo sindicato das empresas de ônibus. A pasta disse não ter havido novos ataques na madrugada de ontem.

 ?? YAGO ALBUQUERQU­E / DIARIO DO NORDESTE-25/3/2018 ?? Crime. Sede de secretaria foi incendiada na capital
YAGO ALBUQUERQU­E / DIARIO DO NORDESTE-25/3/2018 Crime. Sede de secretaria foi incendiada na capital

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil