O Estado de S. Paulo

Imagens inéditas da seleção de 58 em livro

Material do repórter fotográfic­o Antônio Lúcio, que durante muitos anos trabalhou no Estado, é resgatado pela filha

- Antero Greco

Muito comum que tesouros de nossa história adormeçam durante décadas em escaninhos dos mais variados arquivos, sejam federais, estaduais, municipais, de universida­des, de empresas ou, o que é frequente, de particular­es. Ficam ali à espera de que um explorador os resgate, para felicidade geral da nação e para desgosto das traças, privadas de alimento de primeira. De quebra, adicionam informaçõe­s novas a episódios ilustres ou obscuros de nossa vida.

O futebol está para ser premiado com um desses achados felizes, bem nos meses que antecedem o 60.º aniversári­o da primeira das cinco conquistas mundiais da seleção. Lote de 70 fotos – a maioria inédita – dos preparativ­os da amarelinha para a campanha de 1958 na Suécia ganhará a forma de livro a ser publicado às vésperas da Copa na Rússia.

O presente para quem curte esportes se deve à garimpagem da jornalista Silvia Herrera, filha de Antônio Lúcio, fotógrafo de olhar sensível e dedos ágeis que durante muito tempo brilhou nas páginas do Estado. Anos atrás, depois que o pai morrera, ficou com caixas de negativos que ele colecionar­a durante a carreira. Como acontece com material do gênero, quando herdeiros não sabem o que fazer, tinha tudo para, cedo ou tarde, transforma­r-se em sucata e ser doado para reciclagem. Ou ser destinado ao lixo.

A sensibilid­ade e a curiosidad­e de Sílvia, além do respeito pela obra de Lúcio, a levaram a vasculhar as pilhas de negativos. Até se deparar com uma série diferente de fotos, com personagen­s que pareciam da seleção. A revelação confirmou a expectativ­a: era registros da reunião do grupo convocado por Vicente Feola para concentraç­ão e treinos em Poços de Caldas, no início de 1958. Lúcio fora enviado pelo jornal para acompanhar a aventura.

Sílvia empolgou-se com a ideia de apresentar o tesouro para o público e me procurou, ainda antes da Copa de 2014, para dar uma mão no projeto. Topei na hora, embora minha colaboraçã­o tenha se limitado a textos de abertura, a resumo daquele Mundial e às legendas. E só, pois as estrelas são as obras-primas clicadas por Lúcio, em Seleção nunca vista, o livro que ficou no forno nesse tempo todo.

As fotos, em preto e branco, mostram jogadores consagrado­s, como Pepe, Zito, Gylmar, Didi e outros, compenetra­dos numa programaçã­o até então inédita para a seleção, com a liderança de Paulo Machado de Carvalho. Ao lados dele, o jovenzinho Pelé, que voltaria da Europa consagrado como o Rei do Futebol. Um marco no Brasil, que Lúcio fixou em imagens.

Na boa? Você vai gostar de ver.

Antero Greco

COLUNISTA DO ‘ESTADO’

‘As fotos, em preto e branco, mostram jogadores como Pepe, Zito, Gylmar, Didi e outros’

 ?? FOTOS: ANTONIO LUCIO- 20/4/1958 ?? 1. 1. Didi durante um dos treinos da seleção; 2. Feola conversa com jogadores no campo da Caldense; 3. Pepe conversa integrante da comissão técnica
FOTOS: ANTONIO LUCIO- 20/4/1958 1. 1. Didi durante um dos treinos da seleção; 2. Feola conversa com jogadores no campo da Caldense; 3. Pepe conversa integrante da comissão técnica
 ??  ?? 2.
2.
 ??  ?? 3.
3.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil