O Estado de S. Paulo

Mick Fanning se despede na etapa onde tudo começou

Tricampeão mundial vai disputar o último evento na elite e, para Gabriel Medina, fará muita falta no circuito internacio­nal

- Paulo Favero

Tricampeão mundial, o australian­o Mick Fanning dará seu adeus às competiçõe­s a partir de hoje, quando às 17h (horário de Brasília) será feita a primeira chamada do Rip Curl Pro Bells Beach, que tem prazo até o dia 8 de abril para terminar. O evento mais tradiciona­l do Circuito Mundial de Surfe terá a presença de 11 brasileiro­s.

Para Gabriel Medina, o ídolo e amigo será uma ausência muito sentida. “Desde o começo da minha carreira o Mick foi uma inspiração. Ele é meu ídolo! E conhecendo ele de perto, me inspiro mais ainda, pois sempre foi um cara incrível. Ele fará muita falta no circuito”, disse o brasileiro, que também é patrocinad­o pela Rip Curl, a mesma de Mick Fanning.

O local de competição da segunda etapa do Circuito Mundial traz ótimas lembranças ao australian­o. Foi lá que Fanning ganhou sua primeira etapa na elite, em 2001, quando era um convidado do evento e tinha apenas 19 anos. Hoje, aos 34, já fez seis finais em Bells e ganhou o troféu com o famoso sino outras três vezes, se igualando a Kelly Slater e Mark Richards como os grandes campeões da etapa. Aos 36 anos, ele decidiu parar por não conseguir mais dar 100% de si em cima da prancha e porque percebeu que não tem mais condições de disputar o título. Sem grandes ambições, prefere não competir em todas as 11 etapas e preferiu anunciar sua saída do Circuito. “Sempre tive em mente que meu último evento no Tour seria Bells. Foi lá onde basicament­e eu comecei minha carreira, foi minha primeira vitória no CT, e eu me sinto realmente conectado lá”, explicou.

No masculino, o Brasil estará representa­do por Gabriel Medina, Adriano de Souza, Filipe Toledo, Tomas Hermes, Willian Cardoso, Michael Rodrigues, Caio Ibelli, Italo Ferreira, Ian Gouveia, Yago Dora e Jessé Mendes. O único que já venceu a etapa em Bells foi Adriano de Souza, em 2013. No feminino, Silvana Lima será a única representa­nte do País.

 ?? MÁRCIO FERNANDES/ESTADÃO - 20/12/2015 ?? Estilo. Mick Fanning sempre conquistou boas notas com um jeito clássico de surfar
MÁRCIO FERNANDES/ESTADÃO - 20/12/2015 Estilo. Mick Fanning sempre conquistou boas notas com um jeito clássico de surfar
 ??  ?? Tri. Mick Fanning foi campeão mundial em 2007, 2009 e 2013
Tri. Mick Fanning foi campeão mundial em 2007, 2009 e 2013

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil