O Estado de S. Paulo

Uber vende operação na Ásia para rival Grab

-

O Uber confirmou ontem, em anúncio oficial, que vendeu suas operações no Sudeste Asiático para o Grab, seu rival local no mercado de transporte compartilh­ado. A venda marca a segunda retirada do Uber de parte do mercado asiático em dois anos – em 2016, a empresa saiu da China e vendeu sua participaç­ão local para a rival Didi Chuxing.

Em troca, a empresa americana recebe uma participaç­ão de 27,5% do Grab. A negociação prevê ainda o ingresso do presidente do Uber, Dara Khosrowsha­hi ao conselho da concorrent­e. “Isso nos ajudará a dobrar nossos planos de cresciment­o, já que investimos pesado em nossos produtos e tecnologia”, disse Khosrowsha­hi, em comunicado.

O mercado do Sudeste Asiático, que inclui países Tailândia, Vietnã e Indonésia, é um dos principais para as empresas de transporte compartilh­ado, por ter 640 milhões de habitantes. Com a venda, o Grab se consolida como líder de aplicativo­s de transporte­s na região, em um mercado também disputado pela Go-Jek, da Indonésia, apoiada pelo Google e pela gigante chinesa Tencent.

A compra prevê ainda a fusão do serviço de entrega de refeições da Grab com o Uber Eats, o que deve aumentar ainda mais a competição com a Go-Jek, que também faz esse tipo de serviço. A fusão, no entanto, ainda depende da aprovação regulatóri­a em Cingapura. A Comissão de Concorrênc­ia de Cingapura (CCS) disse que pode analisar se qualquer fusão resulte em “redução substancia­l da concorrênc­ia” e que tomará medidas caso isso seja comprovado.

Estratégia. O Uber antecipou que deve fechar novos negócios com empresas rivais nos próximos meses, mas disse que não prevê outra venda em troca de uma participaç­ão minoritári­a em uma rival.

Em 2016 a empresa americana vendeu pela primeira vez sua participaç­ão de mercado na Ásia para a rival chinesa Didi Chuxing, hoje também dona da brasileira 99. À época, o Uber afirmou que optou pela negociação para conter as perdas na China. No ano passado, o Uber também mudou suas operações na Rússia, fazendo uma joint venture com a empresa local Yandex.

Segundo Dara Khosrowsha­hi, o Uber investiu US$ 700 milhões no Sudeste Asiático. A transação com o Grab faz parte dos esforços da empresa para gastar menos e ser uma companhia sustentáve­l, tornando-se mais atraente para investidor­es em uma futura abertura de capital na bolsa, prevista para 2019.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil