O Estado de S. Paulo

Show festeja pioneiro do teatro musical

Protagonis­ta de ‘O Fantasma da Ópera’, entre outros clássicos, Saulo Vasconcelo­s celebra 20 anos de carreira

- Ubiratan Brasil

Saulo Vasconcelo­s tem o nome cravado na origem do moderno musical brasileiro. Esteve presente naquele que é considerad­o o marco inicial, Les Misérables, em 2001, quando viveu Javert. No ano seguinte, foi o monstro de A Bela e a Fera até que, em 2005, protagoniz­ou o grande sucesso do gênero no Brasil, O Fantasma da Ópera. Foram dois anos em cartaz, marco ainda imbatível, período em que se tornou o grande ator do musical brasileiro. Tal trajetória será festejada na noite desta terça-feira, 27, quando Saulo protagoniz­ar seu primeiro show solo, Por Trás das Máscaras, no Teatro Porto Seguro.

“Dos dez maiores musicais de todos os tempos, participei de cinco: Les Mis, O Fantasma, Cats, Mamma Mia! e A Bela e a Fera”, comenta ele. “Ter essa coleção é motivo de orgulho.” De fato, uma carreira fulgurante que foi curiosamen­te construída quase que ao acaso. Afinal, quando estreou, em 1997, com um pequeno papel na ópera Madame Butterfly, Saulo não levou a sério. “Achei que era apenas um hobby.”

Em 1999, deu um grande salto ao ser um dos primeiros a deixar o País para protagoniz­ar O Fantasma da Ópera no México. “Mesmo assim, ainda achava que era algo provisório”, conta ele, que só se convenceu quando viveu o Fantasma no Brasil, tornando-se referência no gênero por ser praticamen­te perfeito no gestual e na voz. Hoje, depois do nascimento das duas filhas, Saulo acredita viver o quarto estágio da carreira, em que se

divide entre a família e o trabalho. “Já não vivo mais sob a expectativ­a de qual será o próximo espetáculo.”

Por Trás das Máscaras é uma alusão ao seu grande sucesso e o repertório passeia também por temas de outros personagen­s vividos pelo protagonis­ta, como Les Mis, A Bela e a Fera, A

Noviça Rebelde, Cats e De Nada, canção gravada na versão brasileira do filme Moana. Aos 44 anos, Saulo não perde a majestade – em cartaz no espetáculo Forever Young, ele prepara também sua autobiogra­fia, que pretende lançar até o final do ano.

 ?? AMANDA PEROBELLI/ESTADÃO ?? Ensaio. No repertório, ‘Les Mis’, ‘Cats’ e ‘A Bela e a Fera’
AMANDA PEROBELLI/ESTADÃO Ensaio. No repertório, ‘Les Mis’, ‘Cats’ e ‘A Bela e a Fera’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil