O Estado de S. Paulo

Sinfônica de Porto Alegre inaugura sede

Após 67 anos, grupo dirigido por Evandro Matté passa a ocupar auditório em complexo do governo gaúcho

- PORTO ALEGRE / J.L.S.

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre inaugurou com um concerto no sábado sua primeira sede própria em 67 anos de atividade. Com capacidade para 1.100 pessoas, a Casa da Música da Ospa, como o espaço foi batizado, integra o centro administra­tivo do governo gaúcho – e foi a alternativ­a encontrada pelo grupo que, nos últimos anos, viu o projeto original de sua sede permanecer, ano a ano, no papel.

“Não havia nada contra o projeto original da sala (que seria construída no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho). Mas, além do investimen­to financeiro para a construção, levamos em consideraç­ão outros fatores, em especial o alto valor necessário para a manutenção”, explica o maestro Evandro Matté, diretor artístico do grupo.

A alternativ­a começou a ganhar forma no ano passado, quando um auditório abandonado no Centro Administra­tivo Fernando Ferrari, do governo do Estado, foi reformado para se tornar sala de ensaios do grupo. Pouco depois, com a cessão do espaço à orquestra por 30 anos oficializa­da, o grupo resolveu fazer dele sua sala de concertos, que recebeu novo tratamento acústico.

“Além da sala, teremos a construção de salas de estudo, de recitais, e espaços para ensaios da Ospa Jovem”, diz Matté.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil