O Estado de S. Paulo

Colorido delirante

- Luciana Dyniewicz SAN MIGUEL DE ALLENDE

San Miguel de Allende e Guanajuato. Distantes 100 quilômetro­s uma da outra, elas compartilh­am caracterís­ticas como o casario colorido em estilo colonial, a fundação no século 16 e o título de patrimônio da humanidade concedido pela Unesco. As semelhança­s entre essas duas cidades mexicanas, porém, ficam por aí. Apesar de ambas serem deslumbran­tes e ensolarada­s, a primeira é mais asséptica – com ruelas extremamen­te limpas para receberem os milhares de turistas americanos que costumam lotá-las –, enquanto a segunda exala autenticid­ade mexicana.

Essa assepsia de San Miguel de Allende, entretanto, não a torna menos encantador­a que sua vizinha Guanajuato. A cidade é um charme, com dezenas de hotéis-butique e galerias de arte entre suas ruas de pedra. O clima árido e a arquitetur­a das casas remeteriam aos famosos “pueblos blancos” andaluzes – vilarejos no sul da Espanha cujo casario é todo branco –, não fosse justamente pelas cores dos edifícios. Como na Andaluzia, em San Miguel as cores das casas também são padronizad­as pela prefeitura, mas, no caso mexicano, não podem fugir do amarelo, do laranja, do vermelho e do marrom, o que forma uma paleta de cores harmônica e agradável aos olhos.

A organizaçã­o das cores de San Miguel destoa da anarquia multicolor­ida de Guanajuato, onde o rosa das casas se mistura ao azul, que se mistura ao roxo e, por que não, ao verde-limão. Essa bagunça denuncia a atmosfera da cidade: mais barulhenta, mais agitada e menos “gringa”. Foram justamente as cores de Guanajuato e as casas praticamen­te penduradas em morros e encostas que inspiraram o cenário da Terra dos Mortos do filme Viva – A Vida é uma Festa, produzido pela Pixar e ganhador do Oscar de melhor filme de animação neste ano.

Se San Miguel se mostra mais harmônica e Guanajuato, mais caótica, juntas elas formam uma combinação perfeita para uma visita ao México, que vá além da dupla Cancún – Cidade do México. Revelam um lado ainda mais vibrante do país – e também cheio de história.

 ?? FOTOS LUCIANA DYNIEWICZ/ESTADÃO ??
FOTOS LUCIANA DYNIEWICZ/ESTADÃO
 ?? CLAUDIA DAUT/REUTERS ?? Contrastes. Calmaria em San Miguel de Allende (acima) e o burburinho jovial de Guanajuato
CLAUDIA DAUT/REUTERS Contrastes. Calmaria em San Miguel de Allende (acima) e o burburinho jovial de Guanajuato
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil