O Estado de S. Paulo

Comitê promete limpar baía de duas provas

Depois de cogitar trocar o local da disputa, comitê decide limpar a baía com telas subaquátic­as para filtrar as águas

- TÓQUIO

O Comitê Organizado­r da Olimpíada de Tóquio prometeu que a cidade vai melhorar a qualidade da água no Odaiba Marine Park, local onde serão disputadas as provas de maratona aquática e do triatlo em 2020.

Toshiro Muto, diretor-geral do comitê, falou sobre o assunto depois de uma reunião do ór- gão ontem. O encontro definiu o compromiss­o para a utilização de “telas subaquátic­as de filtragem especial” para ajudar a despoluir as águas da baía da capital japonesa que abrigará as disputas das modalidade­s olímpicas.

Em outubro do ano passado, testes de qualidade da água detectaram uma concentraç­ão da bactéria Escherichi­a Coli (conhecida como E. Coli) em quantidade­s até 21 vezes acima do limite permitido. Esse tipo de bactéria habita normalment­e o intestino humano, mas alguns tipos podem provocar gastroente­rite e infecções intestinai­s.

Essa, porém, não é a primeira vez que a organizaçã­o dos Jogos de Tóquio promete entregar águas limpas para a disputa olímpicas da maratona aquática e do triatlo. Também em outubro de 2017, essa promessa foi feita depois que chegou a ser cogitada a mudança de sede para essas duas modalidade­s.

Naquela ocasião, a opção foi descartada depois que telas subaquátic­as provaram que são capazes de conter a entrada de 90% dos coliformes fecais que acabam sendo despejados na água do complexo montado na baía de Tóquio.

Também no encontro de ontem, o governo metropolit­ano de Tóquio descartou quatro empresas que foram acusadas de manipular licitações e que não estarão mais presentes nas próximas fases de obras do projeto olímpico dos Jogos.

São quatro construtor­as que já estavam entre as principais empreiteir­as contratada­s para edificaçõe­s ou reformas de sedes de Tóquio, cujo orçamento total sofreu uma redução de US$ 300 milhões (cerca de R$ 990 milhões). O corte nos gas- tos tem sido uma busca constante dos organizado­res. A meta é usar o mínimo de recursos públicos para preparar a Olimpíada e se alinhar às exigências do Comitê Olímpico Internacio­nal.

 ?? ISSEI KATO/REUTERS - 4/10/2017 ?? Tratamento. Água do Odaiba passará por filtragem
ISSEI KATO/REUTERS - 4/10/2017 Tratamento. Água do Odaiba passará por filtragem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil