O Estado de S. Paulo

Nestlé se desfaz de divisão de água no Brasil

Negócio foi adquirido pelo grupo cearense Edson Queiroz, líder no segmento de água mineral no País e proprietár­io de marcas como Indaiá e Minalba

- / FERNANDO SCHELLER e MÔNICA SCARAMUZZO

A multinacio­nal suíça Nestlé anunciou ontem a venda de seu negócio de águas no País ao grupo Edson Queiroz, dono de marcas como Indaiá e Minalba e líder do segmento. Com o acordo, a empresa vai assumir as marcas São Lourenço e Petrópolis e também as fábricas localizada­s no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e em São Paulo. O valor da transação não foi revelado.

A Indaiá Minalba – braço do grupo Edson Queiroz voltado à produção de água – também terá a licença global da marca Nestlé Pureza Vital, além da concessão de distribuiç­ão de marcas globais no Brasil, como Perrier, S. Pellegrino e Acqua Panna.

As negociaçõe­s entre as partes foram rápidas – começaram há três meses e não houve processo de “due dilligence” (auditoria), apurou o Estado.

Dados da Euromonito­r mostram que a Indaiá Minalba é líder do setor de águas no País, com 10,7% de participaç­ão. Com a aquisição do portfólio da Nestlé no País, a fatia do grupo sobe para 12,6%. O negócio depende de aprovação do Conselho Administra­tivo de Defesa Econômica (Cade) para ser concretiza­do. Fontes afirmam, que por ser um mercado pulveriza- do, não deverá ter problemas para aprovar o negócio.

Mercado. O Brasil é o décimo maior mercado de água engarrafad­a do mundo, com 10,3 bilhões de litros consumidos em 2017, de acordo com a Euromonito­r. A previsão da consultori­a é de cresciment­o da demanda para os próximos anos – o total do mercado deve superar os 12 bilhões de litros até 2022.

Fundado em 1951, o grupo cearense Edson Queiroz, que está na terceira geração, atua em diversos segmentos, que vão desde distribuiç­ão de gás de cozinha (Nacional Gás); eletrodo-

mésticos (Esmaltec), comunicaçã­o, além do setor imobiliári­o e química.

O Bradesco BBI assessorou com exclusivid­ade a Nestlé e, o Santander, o Edson Queiroz.

 ?? LUIZ LIGABUE/ESTADÃO -6/8/2007 ?? Negócio. Dono da Minalba, grupo cearense amplia atuação
LUIZ LIGABUE/ESTADÃO -6/8/2007 Negócio. Dono da Minalba, grupo cearense amplia atuação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil