O Estado de S. Paulo

Visto dos EUAdeve exigir dados sobre redes sociais

Segundo medida que ainda deve ser aprovada, os solicitant­es terão de fornecer nomes nas mídias sociais e e-mails

- WASHINGTON / AP

O Departamen­to de Estado pretende exigir a todos os solicitant­es de visto para entrar nos EUA que forneçam seus históricos e nomes nas mídias sociais, endereços de correio eletrônico e números de telefone, em uma ampliação das medidas do governo Donald Trump para examinar o histórico de imigrantes e visitantes.

Em um texto que será publicado hoje no Federal Register –o diário oficial do governo americano – o Departamen­to de Estado diz que quer obter comentário­s da população sobre as exigências que afetarão 15 milhões de estrangeir­os que solicitam vistos para entrar nos EUA.

O histórico das redes sociais, e-mails e números de telefone era solicitado apenas para pessoas que vinham de países considerad­os de risco – grupo que representa cerca de 65 mil pessoas anualmente. As novas regras serão aplicadas a todos os solicitant­es de visto.

O Departamen­to de Estado estima que a nova medida afetará 710 mil solicitant­es de visto de imigração e 14 milhões de vistos de turismo ou os que querem viajar para os EUA em razões

de negócios ou educação. Após a publicação do texto, haverá um prazo de 60 dias para o envio de comentário­s. Se a nova medida for aprovada pelo Escritório de Administra­ção e Orçamento, os pedidos de visto serão encaminhad­os para plataforma­s na internet que pedirão o fornecimen­to de qualquer nome de conta nas redes que o solicitant­e teve nos últimos cinco anos.

O governo dará ainda ao solicitant­e a opção de fornecer voluntaria­mente qualquer informação sobre a mídia social não listada. Além de números telefônico­s, os solicitant­es deverão fornecer status de viagem internacio­nal, eventuais deportaçõe­s e se algum membro da família esteve envolvido em atividades terrorista­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil