O Estado de S. Paulo

Sarkozy vai a julgamento por corrupção

Ex-presidente é acusado de ter usado influência para obter detalhes de um inquérito sobre sua campanha de 2007

-

O ex-presidente da França Nicolas Sarkozy será julgado por corrupção e tráfico de influência, segundo o jornal Le Monde. Ele é acusado de tentar obter, em 2014, de forma ilegal, detalhes de um inquérito sobre irregulari­dades em sua campanha eleitoral de 2007 com Gilbert Azibert – na época procurador na Corte de Cassação.

Além do ex-presidente, também sentarão no banco dos réus, conforme solicitaçã­o feita em outubro pela Promotoria Nacional Financeira, o advogado dele, Thierry Herzog, e o exprocurad­or Azibert.

O caso teve início depois que investigad­ores usaram grampos telefônico­s para investigar alegações de que o ex-líder líbio Muamar Kadafi – morto em 2011 – teria financiado a campanha de Sarkozy.

Pelas conversas, eles começaram a suspeitar que o ex-presidente estaria acompanhan­do um outro caso por meio de uma rede de informante­s e deduziram que Sarkozy tentava obter, por meio de Azibert, informaçõe­s secretas sobre um escândalo que envolvia Liliane Bettencour­t, herdeira do império de cosméticos L’Oréal. A bilionária teria financiado ilegalment­e sua campanha de 2012.

Escutas. Algumas das conversas foram divulgadas à imprensa e davam a entender que o expresiden­te estava disposto a ajudar o juiz a conseguir um cargo em troca das informaçõe­s sobre o caso Bettencour­t.

Em março de 2016, a Justiça validou quase todas as escutas do ex-presidente, mas diversos recursos atrasaram o andamento do processo e a decisão final foi publicada apenas ontem.

O advogado de Sarkozy disse que ele recorrerá da decisão. O ex-presidente ainda tem um julgamento pendente pelo financiame­nto irregular de sua campanha eleitoral de 2012. A investigaç­ão foi aberta em 2014, depois que a imprensa revelou que ele superara o limite máximo de despesa permitido durante uma campanha eleitoral, que é de ¤ 22,5 milhões.

Para isso, segundo a acusação, ele recorreu aos serviços da empresa de comunicaçã­o Bygmalion, que emitiu faturas falsas para ocultar os altos custos dos atos eleitorais e das viagens.

 ?? JEFF PACHOUD / AFP ?? Tensão. Sarkozy nega corrupção e tráfico de influencia
JEFF PACHOUD / AFP Tensão. Sarkozy nega corrupção e tráfico de influencia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil