O Estado de S. Paulo

Bando explode agências e foge de lancha em Paraty

Quadrilha fortemente armada espalhou pregos e ergueu barricadas para dificultar chegada da polícia ao local

- / DANIELA AMORIM e ROBERTA JANSEN

Um assalto cinematogr­áfico levou pânico à histórica Paraty, no litoral sul fluminense, na madrugada de ontem. Uma quadrilha explodiu cofres e caixas eletrônico­s de duas agências bancárias da cidade. Para atrasar a chegada da polícia, foram espalhados pregos e erguidas barricadas ao redor do local do crime. Em seguida, os criminosos fugiram pelo mar, em lanchas.

Os ataques tiveram como alvo agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, ambas na Avenida Roberto Silveira, no centro de Paraty, próximo à região de maior circulação de turistas. Segundo testemunha­s, cerca de 20 homens armados com fuzis e pistolas participar­am da ação criminosa. A Polícia Civil confirmou que havia pelo menos dez assaltante­s.

Segundo a Polícia Civil, agentes do 33.º Batalhão de Polícia Militar foram acionados, mas tiveram de abandonar os carros oficiais a caminho da ocorrência, impedidos de prosseguir por causa dos pregos jogados pelos bandidos. Os agentes se dirigiram ao local a pé, mas se depararam com nova barreira perto das agências: um carro incendiado. Outro veículo foi incendiado na ponte do bairro do Pontal, também para deter o avanço da polícia.

Os criminosos usaram explosivos para tentar abrir os cofres, mas só conseguira­m levar o dinheiro dos caixas eletrônico­s da agência do BB. Não há informaçõe­s sobre o valor roubado. A perícia já foi feita nos locais das explosões. Os bandidos conseguira­m fugir atravessan­do o centro histórico e escapando pelo mar a bordo de duas lanchas. No caminho, eles ainda assaltaram várias barracas de camelôs.

Este não foi o primeiro assalto com essas caracterís­ticas em Paraty. Em janeiro, um grupo também fortemente armado invadiu uma vila residencia­l em Mambucaba e explodiu uma agência bancária.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil