O Estado de S. Paulo

Discípulos de Tite brigam pelo título

Fábio Carille e Roger Machado, técnicos dos finalistas Corinthian­s e Palmeiras, aprenderam muito e se espelham no treinador da seleção brasileira

- Daniel Batista Matheus Lara / D. B. e M. L.

Fábio Carille e Roger Machado têm mais coisas em comum do que fazer parte de uma nova geração de treinadore­s com futuro promissor e o sonho de conquistar o Paulistão deste ano. Muito do que são hoje, ambos devem aos ensinament­os de Tite.

Tanto o comandante do Corinthian­s quanto o técnico do Palmeiras admitem com orgulho que se espelham no treinador da seleção brasileira. Apesar de terem trabalhado com dezenas de outros técnicos, Tite é quem parece ter ensinado mais à dupla. Um reflexo do “legado” deixado pelo comandante do Brasil é a organizaçã­o tática dos dois em seus times. Eles gostam de mais solidez na defesa.

Carille foi auxiliar de Tite no Corinthian­s. Conviver com ele no dia a dia fez com que pegasse alguns vícios e métodos de seu trabalho. O técnico corintiano muitas vezes dá declaraçõe­s parecidas com as de seu mentor.

O corintiano não é de fazer mistério com escalação e gosta de comandar “treinos fantasmas” – ensaiar a formação titular sem equipe reserva. “Sou muito parecido com o Tite no lado emocional e mais tranquilo também. É uma pessoa que respeito muito”, disse Carille.

A relação de Roger Machado com Tite teve início nos tempos em que ele era lateral-esquerdo do Grêmio. O treinador já percebia sua personalid­ade para ser técnico, tanto que, ainda na época de jogador, lhe deu um disquete com um programa de tática para montar treinament­os em 3D. O presente é utilizado como um troféu pelo chefão palmeirens­e até hoje.

“Gostava de ver a forma como o Tite trabalhava e projetava que, se um dia eu virasse treinador, teria aquelas caracterís­ticas em meu trabalho”, explicou o técnico do Palmeiras.

Tite tinha tanta confiança e orgulho em seu aluno Roger que o indicou para substituí-lo no Corinthian­s, em 2015, e deu boas referência­s também ao pessoal do Palmeiras quando o time alviverde decidiu contratá-lo, no fim do ano passado.

Uma outra caracterís­tica absorvida por eles do trabalho do comandante da seleção e utilizada agora por ambos é explorar ao máximo a parte tática nos treinos. Raramente há atividades recreativa­s como rachão. Em vez disso, preferem trabalhar as fragilidad­es de cada setor da equipe nos treinament­os e não têm o menor pudor em poupar seus principais jogadores em caso de desgaste.

Carille e Roger também têm um relacionam­ento com os atletas quase de pai para filho. Dão bronca quando necessário e passam a mão na cabeça nos momentos complicado­s. Assim, Tite ganha fãs por onde passa. Seus pupilos tentam o mesmo.

Em paz. Tite não deve ir hoje à Arena Corinthian­s nem ao Allianz Parque domingo da semana que vem, mas deverá assistir aos jogos finais pela TV, segundo pessoas próximas a ele.

Ontem, Carille e Roger foram até a sede da Federação Paulista para uma reunião sobre a decisão do Estadual e mostraram simpatia e cordialida­de recíprocas. Eles ficaram cerca de 30 minutos conversand­o e depois foram embora juntos, com o treinador corintiano dando carona ao palmeirens­e.

Goleiros. Galiotte disse confiar na Justiça Desportiva e espera que o TJD-SP não interfira na final com eventual punição que tiraria Jailson do jogo de volta. O tribunal julgará recurso do atleta na terça. O goleiro já cumpriu dois jogos dos três que pegou de gancho pela expulsão na partida contra o Corinthian­s na fase de grupos do Paulistão e vem atuando graças a um efeito suspensivo. “Nossa expectativ­a é de que haja justiça no julgamento do Jailson e que ele possa jogar a grande final.”

Em entrevista ontem, o goleiro corintiano Cássio afirmou que a equipe alvinegra precisará se impor em casa para sair com vantagem na decisão. “O estádio estará lotado. Queremos a vantagem, mas sabemos que o título não sai em uma partida só. Temos de nos impor”, disse o arqueiro.

Fábio Carille TÉCNICO DO CORINTHIAN­S ‘Sou muito parecido com o Tite no lado emocional e mais tranquilo também’

 ?? RODRIGO CORSI/FPF ?? Bons alunos. Roger Machado e Fábio Carille admitem que Tite foi importante na formação de ambos como treinadore­s
RODRIGO CORSI/FPF Bons alunos. Roger Machado e Fábio Carille admitem que Tite foi importante na formação de ambos como treinadore­s
 ?? FERNANDO GOMES/AG RBS - 5/2/2003 ?? Relação antiga. Roger foi jogador de Tite no Grêmio
FERNANDO GOMES/AG RBS - 5/2/2003 Relação antiga. Roger foi jogador de Tite no Grêmio
 ?? JF DIORIO/ ESTADÃO - 18/10/2013 ?? Aprendiz. Carille foi auxiliar de Tite antes de herdar o posto
JF DIORIO/ ESTADÃO - 18/10/2013 Aprendiz. Carille foi auxiliar de Tite antes de herdar o posto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil