O Estado de S. Paulo

CORINTHIAN­S PODE SER CAMPEÃO SEM FESTA

Pela 1ª vez, Paulista será decidido com torcida única

- / D.B. e M.L

Pela primeira vez na história, as duas partidas da decisão do Paulistão terão torcida única. A regra, em vigor desde 2016 no Estado e sem perspectiv­as de uma mudança, pode causar uma situação curiosa. Se for campeão, o Corinthian­s não terá festa no gramado nem volta olímpica, já que a segunda partida está marcada para o campo do rival, Palmeiras, dia 8 de abril, domingo da próxima semana. Só haverá palmeirens­es no Allianz Parque.

Cenas como as dos Estaduais de 1998 e 1999 já não são possíveis mais. O título do São Paulo em 1998, conquistad­o no Morumbi, foi assistido também pela torcida corintiana, presente em peso no estádio. Um ano depois, a casa tricolor recebeu os jogos de ida e volta de decisão que será reeditada neste ano, entre Palmeiras e Corinthian­s. O triunfo corintiano foi visto por uma arquibanca­da dividida entre alviverdes e alvinegros, no duelo que ficou marcado pelas embaixadin­has de Edilson, que irritou os palmeirens­es e causou confusão generaliza­da. O trio de arbitragem acabou antecipand­o o fim da partida aos 31 minutos do segundo tempo.

Os presidente­s Maurício Galiotte e Andrés Sanchez, de Palmeiras e Corinthian­s, respectiva­mente, pedem que se ache um caminho para mudar a situação. “Para o espetáculo, para a emoção e para a grandeza do futebol, tem de ter duas torcidas”, diz o mandatário palmeirens­e. “Agora, temos de ser responsáve­is. A torcida única reduziu as ocorrência­s. Diante disso, temos de achar um caminho. Dependemos da polícia e da Secretaria de Segurança Pública.”

Andrés reconhece que uma mudança na medida independe da vontade dos clubes. “Sou contra uma torcida só”, disse o corintiano. “É um assunto que temos de discutir com as autoridade­s do Estado. Não adianta discutirmo­s isso agora. Não vamos brigar nem discutir na véspera do jogo.”

 ?? ALEX SILVA / ESTADÃO - 15/11/2017 ?? Só um lado. Agora, só a torcida do mandante tem lugar
ALEX SILVA / ESTADÃO - 15/11/2017 Só um lado. Agora, só a torcida do mandante tem lugar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil