O Estado de S. Paulo

Segmentaçã­o de anúncios

-

1. Como funciona a segmentaçã­o de publicidad­e no Facebook?

Na prática, os anúncios exibidos na rede social podem ser direcionad­os com base em segmentaçõ­es definidas a partir de dados coletados pela própria rede social, pelas anunciante­s – em seus sistemas de gestão de relacionam­ento com cliente (CRM) – ou por grandes provedores, como a Serasa Experian.

2. Que tipo de segmentaçã­o os grandes provedores fazem?

Os grandes provedores podem combinar dados de diversas fontes – entre eles o censo e o cadastro negativo – para agrupar usuários por renda ou hábitos de consumo, por exemplo. Esse serviço de segmentaçã­o é especialme­nte útil para empresas que não vendem produtos diretament­e a usuários finais e, por isso, têm poucas informaçõe­s sobre eles.

3. Quando os contratos serão finalizado­s?

Segundo o Facebook, os anúncios baseados nas segmentaçõ­es fornecidas por provedores só poderão ser exibidos na rede social até 30 de setembro.

4. Por que o Facebook cancelou as parcerias?

Trata-se de mais uma medida da rede social para acalmar os ânimos de órgãos reguladore­s e usuários, enfurecido­s pelo escândalo do uso ilícito de dados de 50 milhões de usuários da rede social pela Cambridge Analytica. A empresa tentou manipular as eleições nos Estados Unidos em 2016.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil