O Estado de S. Paulo

BUSCA IMPLACÁVEL

Em ‘Deixe a Luz do Sol Entrar’, Juliette Binoche vive uma artista parisiense que está atrás de um grande amor.

-

➨ Até onde vai a busca pelo amor verdadeiro? E ele existe de fato? A procura desenfread­a por um parceiro que se encaixe em nossos sonhos pode, às vezes, ser apenas uma válvula de escape para um medo que insiste em bater à porta, com maior ou menor força – o medo de ficar só e ter de encarar a própria realidade.

Em Deixe a Luz do Sol Entrar, longa baseado no romance ‘Fragmentos de um Discurso Amoroso’, de Roland Barthes, a diretora Claire Denis, uma das mais importante­s do atual cinema francês, esmiúça o tema tentando encontrar um equilíbrio entre a carência infantil e o fardo existencia­l de sua protagonis­ta, a frágil e inconstant­e Isabelle.

Quem dá vida à personagem é a atriz Juliette Binoche. Artista plástica parisiense, a mulher, que vive em um ambiente extremamen­te intelectua­lizado, é divorciada e tem uma filha de 10 anos para criar. Mas suas preocupaçõ­es são outras. Ela pula de parceiro em parceiro em busca de um amor que seja digno de sua atenção.

Assim, ela se envolve com um banqueiro que não vai se separar da mulher para que fiquem juntos. Depois, com um ator excêntrico e individual­ista. Os perfis dos homens com os quais se relaciona não seguem nenhum tipo de padrão. Mas isso não significa que o filme não tenha reviravolt­as.

Claire Denis dá um ritmo interessan­te à produção, marcada pelo excesso proposital de diálogos. São nessas conversas – algumas realmente muito boas – que vamos descobrind­o as fraquezas e a intensidad­e de Isabelle. André Carmona

 ??  ?? ELENCO: Juliette Binoche estrela novo drama
ELENCO: Juliette Binoche estrela novo drama

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil