O Estado de S. Paulo

FINAL QUE NÃO SE VÊ HÁ 19 ANOS

Corinthian­s e Palmeiras iniciam hoje a luta pelo título motivados pela boa campanha, mas também pela rivalidade que cerca o confronto centenário

- Daniel Batista Matheus Lara

Atual campeão, o Corinthian­s recebe hoje o Palmeiras em Itaquera, às 16h30, no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista. O confronto entre os dois rivais numa final estadual não ocorre há 19 anos. O Palmeiras venceu o Paulista pela última vez em 2008. O jogo de volta será no próximo domingo.

Após 19 anos, Corinthian­s e Palmeiras voltam a decidir um título com motivos de sobra que apontam para duas grandes partidas. Confusões nos últimos encontros, divergênci­a de dados históricos, tabus, busca pelo bicampeona­to estadual, primeira decisão nas duas arenas mais modernas do Estado... Motivos não faltam para crer em final emocionant­e, a começar por hoje, às 16h30, em Itaquera.

No último encontro entre os rivais, em fevereiro, teve vitória corintiana por 2 a 0. De quebra, nova polêmica: a marcação de um pênalti de Jailson em Renê Júnior. O árbitro Raphael Claus assinalou o lance com bastante atraso, para a revolta palmeirens­e. O goleiro chegou a falar “que passaram a mão” no Palmeiras, acusando a arbitragem de beneficiar o rival em sua casa. A expulsão e a reclamação resultaram em punição para Jailson, que tem jogado sob efeito suspensivo – o novo julgamento está marcado para terça e pode deixá-lo fora da partida decisiva domingo.

No ano passado, o encontro também foi parar nos tribunais. Clayson e Felipe Melo, que deverão se reencontra­r hoje, discutiram no caminho dos vestiários e chegaram a arremessar objetos um no outro. Ambos foram punidos pelo TJD.

Nenhuma polêmica foi tão lembrada nos últimos dias, no entanto, quanto a ocorrida na última vez em que se enfrentara­m valendo título. No distante 1999, pelo Paulistão, Edilson transformo­u o jogo em pancadaria ao fazer embaixadin­has provocativ­as e causar a ira dos palmeirens­es, revoltados com o deboche. A partida foi encerrada antes do tempo e o Corinthian­s sagrou-se campeão (venceu o primeiro jogo por 3 a 0 e empatou o segundo em 2 a 2).

A rivalidade é tão grande que Corinthian­s e Palmeiras não conseguem se entender nem em relação ao retrospect­o histórico. Os palmeirens­es consideram dez partidas a mais, referentes ao Torneio Início e à Taça Henrique Mudel, de 1938, além de um W.O oficializa­do.

Nas duas contas, o Palmeiras leva a melhor. Segundo os alviverdes, são 129 vitórias, 126 derrotas e 110 empates. Já os corintiano­s dizem que têm 124 resultados positivos, contra 125 dos palmeirens­es e 106 empates.

Se a história é favorável aos comandados de Roger Machado, o retrospect­o recente pende aos corintiano­s. Desde que assumiu o time, Carille só venceu: 1 a 0, 2 a 0, 3 a 2 e 2 a 0.

“Nos últimos dois anos, o retrospect­o está a favor do nosso rival, mas, se pegar os últimos dez, está igual. Se pegar historicam­ente, a gente está na frente”, diz o técnico do Palmeiras.

Conquistar esse título terá sabor especial ao Palmeiras. Além de evitar o bicampeona­to do Corinthian­s, a equipe acabará com o tabu de dez anos sem ganhar o regional. A última vez foi no Palestra Itália, contra a Ponte.

Apoio. Ontem, mais de 500 torcedores alviverdes foram ao CT dar apoio ao time no último treino antes do jogo. O clima foi de festa, com gritos e cantos que lembravam conquistas sobre o Corinthian­s, como no Estadual de 93. O Palmeiras estuda a possibilid­ade de abrir um treino no Allianz antes da decisão.

A disputa das arenas é mais um ingredient­e da rivalidade. Allianz Parque e Arena Corinthian­s receberão a primeira final entre os dois. É torcida única. “A gente espera por duas grandes festas das torcidas”, disse Gabriel, ex-Palmeiras e agora no Corinthian­s. Para chegar à decisão, os finalistas eliminaram na semi São Paulo e Santos, respectiva­mente, nos pênaltis.

Roger Machado

TÉCNICO DO PALMEIRAS

‘Nos últimos anos, o retrospect­o está a favor deles. Mas historicam­ente, estamos na frente’

 ??  ??
 ?? estadao.com.br/e/finaldopau­lista ?? NA WEB Dérbi. Outras informaçõe­s sobre a final do Paulista
estadao.com.br/e/finaldopau­lista NA WEB Dérbi. Outras informaçõe­s sobre a final do Paulista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil