O Estado de S. Paulo

Em retaliação a países ocidentais, Rússia expulsa mais 59 diplomatas

Moscou volta a dizer que não tem relação com envenename­nto de ex-espião e testa novo míssil balístico

- MOSCOU /

A Rússia anunciou ontem novas retaliaçõe­s ao Ocidente e expulsou 59 diplomatas de 23 países em resposta às medidas adotadas após o envenename­nto do ex-espião russo Serguei Skripal e sua filha, Yulia, no Reino Unido. Na quinta-feira, Moscou já havia ordenado a expulsão de 60 diplomatas americanos e o fechamento do Consulado dos EUA em São Petersburg­o.

O Kremlin havia prometido responder de forma idêntica às expulsões de seus diplomatas por diversos países. Os afetados pela decisão de ontem foram membros da União Europeia, além de Austrália, Albânia, Croácia, Ucrânia, Macedônia, Moldávia, Noruega e Canadá.

Apenas quatro países que anunciaram medidas contra Moscou não sofreram retaliação. “Como Bélgica, Hungria, Geórgia e Montenegro decidiram, no último momento, unir-se ao movimento, a Rússia se reserva o direito de tomar medidas mais adiante”, disse a chancelari­a.

O Kremlin também decidiu adotar novas medidas contra o governo britânico e deu a Londres o prazo de um mês para reduzir seu contingent­e diplomátic­o na Rússia ao mesmo tamanho da missão russa no Reino Unido. Moscou afirmou ontem que não é responsáve­l pela “guerra diplomátic­a” e voltou a dizer que é inocente no caso do envenename­nto de Skripal e a filha dele.

Míssil. Ontem, militares russos disseram ter testado com sucesso o seu mais recente míssil balístico interconti­nental, o Sarmat, que pode carregar de 10 a 15 ogivas nucleares.

O míssil, apresentad­o pelo presidente Vladimir Putin no início do mês, tem alcance “praticamen­te ilimitado”. De acordo com a Rússia, ele atinge uma grande velocidade e pode penetrar em qualquer sistema antimíssei­s,

transforma­ndo o escudo de defesa americano em algo “inútil” e “obsoleto”, ainda segundo os militares russos.

 ?? DMITRI LOVETSKY/AP ?? Saída. Consulado dos EUA em São Petersburg­o será fechado
DMITRI LOVETSKY/AP Saída. Consulado dos EUA em São Petersburg­o será fechado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil