O Estado de S. Paulo

‘Yunes está sendo punido por ser amigo de Temer’

Para criminalis­ta que defende ex-assessor do presidente, a acusação contra o empresário é ‘totalmente descabida’

- Fausto Macedo

O advogado José Luis Oliveira Lima, que defende o empresário José Yunes, reagiu à prisão do amigo e ex-assessor do presidente Michel Temer (MDB) na Operação Skala. “Yunes está sendo punido por ser amigo do presidente.” Por ordem do Supremo Tribunal Federal, o empresário foi preso pela Polícia Federal no dia 29, na investigaç­ão que apura supostas irregulari­dades no Decreto dos Portos, e solto no domingo.

Que medidas pretende tomar após a prisão de José Yunes? Vamos procurar mais uma vez o Ministério Público e nos colocar à disposição para prestar qualquer esclarecim­ento e demonstrar a correção de Yunes.

Por que a prisão de Yunes é uma violência contra o Estado Democrátic­o?

Porque José Yunes procurou espontanea­mente as autoridade­s competente­s e prestou três depoimento­s e sempre esteve à disposição. Porque Yunes ao longo de mais de 50 anos de atividade profission­al jamais teve qualquer mancha na sua vida.

Yunes foi citado em delação de Funaro no caso do “milhão”. Como explica isso?

Yunes não foi citado inicialmen­te na colaboraçã­o de

(Lúcio) Funaro, mas sim na de Claudio Melo.

Após a divulgação dessa colaboraçã­o, demonstran­do boafé, procuramos a PGR (Procurador­ia-Geral da República) e José Yunes esclareceu detalhadam­ente os fatos, negando ter recebido qualquer importânci­a em dinheiro. Na época, Funaro negou ter estado com Yunes, inclusive chegou a processá-lo por essa afirmação. Depois, Funaro mudou de versão, como costumeira­mente faz.

Qual o envolvimen­to do Yunes no Decreto dos Portos?

Yunes não tem relação com o Decreto dos Portos ou qualquer outro tema portuário. Não conhece e nunca esteve com os representa­ntes da Rodrimar. Essa acusação é totalmente descabida e improceden­te.

A prisão de Yunes busca atingir o presidente? Por quê?

Seria leviano se fizesse tal afirmação, pois entendo que o Ministério Público Federal não atua movido por interesses políticos. Mas é evidente que a amizade de cinco décadas com o Presidente está sendo mal interpreta­da. José Yunes está sendo punido por ser amigo do presidente.

 ?? GERALDO BUBNIAK/AGB–20/4/2017 ??
GERALDO BUBNIAK/AGB–20/4/2017

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil