O Estado de S. Paulo

Premiê israelense critica presidente da Turquia

Após Erdogan qualificar como ‘massacre’ ação em Gaza, Netanyahu diz que não receberá lição de ‘quem bombardeia civis’

- / AP,

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, rejeitou ontem as críticas do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que chamou de “massacre” os incidentes de sexta-feira, que deixaram 15 palestinos mortos na fronteira com a Faixa de Gaza. O premiê israelense disse que não receberá lições de “quem bombardeia civis”. “O Exército mais moral do mundo não receberá lições daqueles que, durante anos, bombardear­am a população civil de forma indiscrimi­nada”, escreveu Netanyahu no Twitter.

A irritação do premiê israelense ocorreu depois que Erdogan, no sábado, qualificou como “ataque desumano” e “massacre” a resposta do Exército de Israel contra os protestos organizado­s no lado palestino da fronteira de Gaza – além de 15 mortos, 1,4 mil ficaram feridos, 35 por disparos de armas de fogo.

“Não ouvi uma reprovação qualquer merecida ao massacre israelense em Gaza daqueles que criticaram a operação (da Turquia) em Afrin”, disse Erdogan, em referência à ofensiva militar turca, no início do ano, no distrito curdo no norte da Síria. “Netanyahu é um terrorista.”

Ontem, o premiê respondeu. “Erdogan não está acostumado a ser contestado. Quem ocupa o norte do Chipre, invade território curdo e massacra a população em Afrin não deveria nos dar lição de valores e ética”, declarou Netanyahu, que provocou o líder turco. “Aparenteme­nte, é assim que Ancara celebra o dia 1.º de abril.”

Flotilha. A tensão entre Erdogan e Netanyahu é antiga. Em maio de 2010, uma flotilha internacio­nal partiu para Gaza, território palestino controlado pelo

Hamas e isolado por Israel. Ela era liderada por um barco turco, o Mavi Marmara.

Israel atacou a flotilha, atingindo o navio e matando nove turcos. Em seguida, as relações diplomátic­as entre os dois países foram cortadas. Desde 2016, após a assinatura de um acordo de reconcilia­ção, as relações entre Turquia e Israel vinham melhorando, até o incidente de sexta-feira, na Faixa de Gaza.

 ?? AMIR COHEN/REUTERS - 27/3/2018 ?? Fogo cruzado. Netanyahu: relação difícil com Erdogan
AMIR COHEN/REUTERS - 27/3/2018 Fogo cruzado. Netanyahu: relação difícil com Erdogan

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil