O Estado de S. Paulo

Hackers roubam dados de clientes da loja americana Saks

Segundo empresa de segurança, milhões de números de cartões de crédito caíram nas mãos do grupo JokerStash

-

A varejista Hudson’s Bay revelou ontem que hackers invadiram seus sistemas e roubaram dados de cartões de crédito usados por clientes que compraram nas lojas Saks e Lord & Taylor, que pertencem ao grupo. A empresa afirmou que já tomou uma série de medidas para conter a falha de segurança e que as lojas online das duas redes não foram afetadas.

“Assim que tivermos mais clareza sobre os fatos, vamos notificar os consumidor­es rapidament­e e oferecer serviços de proteção de identidade aos afetados”, afirmou a Hudson’s Bay, em comunicado.

De acordo com empresas de segurança consultada­s pela agência de notícias Reuters, há evidências de que números de milhões de cartões de crédito vazaram, o que faz dessa brecha de segurança uma das maiores envolvendo cartões de crédito no último ano.

A Hudson’s Bay confirmou a falha depois que a empresa de cibersegur­ança Gemini Advisory informou, por meio de seu blog, que os sistemas da Saks e da Lord & Taylor foram hackeados por um grupo de cibercrime conhecido nos EUA, chamado JokerStash.

O JokerStash, que costuma vender dados pessoais roubados na internet, havia divulgado na última quarta-feira, dia 28, que iria liberar mais de 5 milhões de números de cartões de créditos roubados, segundo com Dmitry Chorine, diretor de tecnologia da Gemini.

Até agora, segundo a Gemini, mais de 125 mil números de cartões de crédito já foram revelados nesta semana pelo grupo de hackers – 75% deles aparentam terem sido roubados da varejista, segundo a empresa. “É difícil saber a situação no momento, porque os hackers não costumam divulgar o banco de dados inteiro de uma vez só”, afirmou Chorine. A informação foi confirmada por Alex Holden, diretor de segurança da informação da empresa de segurança Hold Security.

A brecha de segurança acontece num momento em que a varejista enfrenta dificuldad­es para melhorar seu desempenho financeiro. Em junho do ano passado, a empresa anunciou um plano de transforma­ção para cortar custos.

Empresas de varejo nos EUA têm sido vítimas de invasões de hackers há anos. Entre 2006 e 2008, hackers roubaram dados de mais de 130 milhões de cartões de crédito de clientes das redes de lojas de conveniênc­ia 7-Eleven e Hannaford Brothers. Depois disso, 40 milhões de números de cartões de crédito foram roubados da loja de departamen­to Target em 2013 e 56 milhões de dados de clientes foram roubados da Home Depot em 2014.

 ?? DEMETRIUS FREEMAN/THE NEW YORK TIMES–29/7/2013 ?? Gigante. Saks afirma que invasão não afetou seu e-commerce
DEMETRIUS FREEMAN/THE NEW YORK TIMES–29/7/2013 Gigante. Saks afirma que invasão não afetou seu e-commerce
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil