O Estado de S. Paulo

Antes do petista, quatro ex-presidente­s presos

Foram detidos, por razões diversas, Hermes da Fonseca, Washington Luiz, Arthur Bernardes e Juscelino Kubitschek

-

Quando se apresentar efetivamen­te à Justiça, o petista Luiz Inácio Lula da Silva será o quinto ex-presidente a ser preso na história do Brasil. A diferença entre os demais é que ele será o primeiro condenado em um processo criminal.

Presidente entre 1910 e 1914, o marechal Hermes da Fonseca foi preso em julho de 1922, acusado de conspiraçã­o no levante militar conhecido como a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana. Após 6 meses preso, ganhou um habeas corpus.

O próximo ex-presidente preso foi Washington Luiz, que comandava o governo quando teve início a Revolução de 1930. Deposto, ele foi preso e conduzido ao Forte de Copacabana em 24 de outubro. Em 7 de novembro, o Governo Provisório estabelece­u seu banimento. No dia 20, partiu com sua família em o exílio para a Europa.

Já Arthur Bernardes, presidente entre 1922 e 1926, foi preso em 1932 em Minas Gerais por participar da revolução Constituci­onalista. Depois foi mandado ao exílio.

Juscelino Kubitschek foi preso em 13 de dezembro de 1968, quando foi levado por agentes do regime militar na noite da promulgaçã­o do Ato Institucio­nal número 5. No momento em que foi preso, ele deixava uma cerimônia de formatura no Teatro Municipal do Rio. Juscelino passou alguns dias encarcerad­o e depois seguiu para prisão domiciliar até finalmente ser liberado em definitivo.

 ??  ?? Capa. Prisão de JK foi noticiada em 15/12/1968
Capa. Prisão de JK foi noticiada em 15/12/1968

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil