O Estado de S. Paulo

Rafael Nadal em quadra na Copa Davis

Tenista espanhol, sem jogar desde janeiro, vai tentar ajudar seu país no duelo contra a Alemanha, pelas quartas de final

- VALÊNCIA

Sem jogar desde a sua eliminação nas quartas de final do Aberto da Austrália, em janeiro, Rafael Nadal teve apenas ontem a sua volta às quadras oficialmen­te confirmada para hoje, quando enfrentará Philipp Kohlschrei­ber no jogo que fechará o primeiro dia do confronto entre Espanha e Alemanha, em Valência, pela Copa Davis.

O embate entre os dois países é valido pelas quartas de final do Grupo Mundial da competição e será realizado em quadra de saibro, piso em que Nadal costuma ser dominante contra a grande maioria dos seus adversário­s. E este retorno ocorrerá na mesma semana em que o tenista reassumiu a liderança do ranking mundial, o que foi possível graças ao descarte de pontos do suíço Roger Federer, que caiu para o segundo lugar da ATP ao não conseguir defender a pontuação atingida como campeão do Masters 1.000 de Miami, onde neste ano foi eliminado de forma surpreende­nte na estreia.

O sorteio da ordem das partidas do confronto entre espanhóis e alemães foi realizado ontem, quando também soube-se que David Ferrer, atual 33.º colocado do ranking mundial, abrirá contra Alexander Zverev, o 4.º colocado da ATP, a disputa entre os dois países para avançar à semifinal da Davis. Logo em seguida, Nadal pega Kohlschrei­ber, hoje o 34.º tenista do mundo.

Já para amanhã foi programado o confronto de duplas no qual Feliciano López e Marc López estão pré-escalados para encarar Jan-Lennard Struff e Tim Puetz. E, finalmente no domingo, ocorrerá a inversão dos duelos de simples de hoje, com Nadal abrindo o dia contra Zverev, no mais interessan­te jogo desta série melhor de cinco partidas, que depois será fechada com Ferrer medindo forças com Kohlschrei­ber.

Marc López, por sua vez, foi chamado de última hora para substituir Pablo Carreño Busta, descartado do jogo de duplas por causa de uma “lesão no polegar”, segundo informou a Real Federação Espanhola de Tênis.

Grande atração deste embate em Valência, Nadal tentará também provar que está recuperado de uma lesão na perna direita. Ao ser questionad­o em entrevista coletiva se está 100% reabilitad­o do problema, o ídolo espanhol afirmou, de forma bemhumorad­a: “Eu não era muito bom em matemática na escola. Então eu não sei sobre porcentage­ns, mas estou aqui para jogar, e para jogar tão bem quanto for possível”.

O número 1 do mundo também lembrou que já está sendo uma vitória o simples fato de poder defender a Espanha neste confronto com a Alemanha, o que estava em dúvida ainda nesta semana, pois ele ainda está na fase final de recuperaçã­o da sua lesão. “No começo, minha ideia era estar aqui, mas nós temos de ser respeitoso­s com a lesão. Ele (o capitão da equipe espanhola, Sergi Bruguera) acredita que estou pronto, e eu acredito também”, disse Nadal.

Ferrer também qualificou este embate com os alemães como “muito igualado”, assim como destacou que a adversária “também está entre as favoritas” a conquistar o título desta edição da Davis.

Brasil em quadra. Tenista mais bem ranqueado da equipe do Brasil, Thiago Monteiro vai abrir o duelo contra a Colômbia, hoje, contra o rival mais experiente do time anfitrião, pelo Zonal Americano. Número 2 do Brasil e 125.º do ranking mundial, Monteiro vai duelar com Santiago Giraldo no primeiro jogo da série melhor de cinco partidas, que vale vaga nos playoffs do Grupo Mundial, em Barranquil­la. A segunda partida do dia será entre o brasileiro Guilherme Clezar e Daniel Elahi Galan.

No sábado, o duelo será aberto com o jogo de duplas. Algo incomum nos confrontos brasileiro­s na Davis, o País não será favorito na duplas. Marcelo Melo, atual número 1 do mundo, e Marcelo Demoliner devem ter trabalho contra Juan-Sebastian Cabal e Robert Farah, que costumam ser algozes de Melo e também de Bruno Soares, ausente no atual confronto.

Depois do duelo das duplas, os jogos de simples serão invertidos. Monteiro enfrentará Galan e Clezar vai encarar Giraldo. O vencedor do confronto vai garantir vaga nos playoffs, que dá vaga no Grupo Mundial da Davis no próximo ano.

 ?? MANUEL BRUQUE/EFE ?? Cumpriment­o. O espanhol Rafael Nadal aperta a mão do tenista alemão Alexander Zverev, número 4 no ranking da ATP: eles vão se enfrentar no domingo
MANUEL BRUQUE/EFE Cumpriment­o. O espanhol Rafael Nadal aperta a mão do tenista alemão Alexander Zverev, número 4 no ranking da ATP: eles vão se enfrentar no domingo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil