O Estado de S. Paulo

Filho de João Gilberto diz que não pôde salvá-lo

- Roberta Pennafort / RIO

O filho mais velho de João Gilberto, João Marcelo Gilberto, publicou um texto no Facebook nesta quinta-feira, 5, lamentando a presença de “abutres” em torno do cantor, uma alusão à ex-companheir­a de seu pai, Claudia Faissol, a quem a família acusa de manipulá-lo. “Eu não pude salvá-lo dele mesmo”, desabafou. Em seu texto, João Marcelo também faz críticas à irmã, Bebel Gilberto, pela forma como ela vem lidando com os problemas financeiro­s e de saúde do pai.

João Gilberto tem 86 anos e está interditad­o judicialme­nte por Bebel desde novembro de 2017. Ela passou a ter a curatela do pai porque considerou que ele vinha sendo induzido por Claudia a assumir compromiss­os profission­ais que não poderia cumprir, por causa da idade avançada e a saúde fragilizad­a. Seu quadro mental foi descrito como “confusiona­l”.

Na terça-feira, 3, a Justiça do Rio autorizou o arrombamen­to do apartament­o onde ele mora, no Leblon, zona sul do Rio, a pedido de Bebel – João vive sozinho, não sai de casa há anos e se recusa a abrir a porta.

O texto de João Marcelo foi publicado em inglês. “Eu obviamente estou extremamen­te preocupado com a condição do meu pai”, disse. “Às vezes, as pessoas constroem muros para se isolar e não receber ajuda, por causa dos facilitado­res que as cercam – todos com seus interesses.”

João Marcelo, que mora nos Estados Unidos, como Bebel, escreveu que tentou convencer seu pai de que ele precisava de ajuda para contornar a difícil situação financeira em que se encontra. Também se dispôs a fazer uma gravação dele tocando violão e cantando, em casa, já que é bastante improvável que um dia ele volte aos estúdios de gravação (o último CD saiu há 18 anos; o derradeiro show foi em 2008). Não conseguiu.

A condição de João Gilberto é descrita como de “absoluta penúria financeira”, segundo nota que Bebel divulgou à imprensa à época da interdição. Ele enfrenta um processo de despejo do apartament­o no Leblon e tem outras dívidas.

A curatela foi pedida por Bebel para “impedir que ele continue sendo induzido a assinar documentos cujo conteúdo e respectivo­s compromiss­os lhe são danosos”. João responde na Justiça a processos por não ter feito shows fechados por Claudia Faissol – mãe de sua caçula, Luisa, de 13 anos. O Estado procurou Claudia, mas não conseguiu contato.

É possível também que o cantor seja internado nos próximos dias. Segundo contou ao Estado sua ex-mulher Miúcha, mãe de Bebel, esta seria uma forma de ele ser submetido a exames, que se recusa a fazer: “Espero que não seja internado. A situação é difícil, ele é muito fechado, tem 86 anos e algumas questões de saúde. Está muito magrinho. A Bebel está tentando de tudo por ele. Todos queremos que o João se trate. Ele foge de médico como o diabo da cruz. Se a gente marcar, ele desmarca 30 vezes.” Miúcha disse que pelo telefone João parece bem e tranquilo, e continua tocando e cantando como antes.

 ?? WILTON JUNIOR/ESTADÃO - 24/8/2008 ?? Mito. Frágil e endividado
WILTON JUNIOR/ESTADÃO - 24/8/2008 Mito. Frágil e endividado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil