O Estado de S. Paulo

Abilio Diniz monta chapa para disputar conselho da BRF

Decisão foi tomada ontem à noite, após dois dias de negociaçõe­s frustradas entre o empresário e os fundos de pensão

- Renata Agostini Mônica Scaramuzzo

O empresário Abilio Diniz decidiu montar uma nova chapa para o conselho de administra­ção da BRF, dona de Sadia e Perdigão, para concorrer com a previament­e registrada pelos fundos de pensão da Petrobrás (Petros) e do Banco do Brasil (Previ). A decisão foi tomada ontem após reunião do conselho de administra­ção da companhia, depois de dois dias de tensas negociaçõe­s entre os acionistas.

O plano era fechar um acordo que colocasse fim à disputa na empresa. Na quinta-feira, havia a expectativ­a de que Abilio renunciass­e à presidênci­a do conselho do grupo, mas houve impasse e o empresário voltou atrás.

A nova chapa traz o nome do ex-ministro da Indústria Luiz Fernando Furlan, herdeiro da família fundadora da Sadia, como presidente do colegiado – a dos fundos já registrada indica Augusto Cruz, ex-presidente do GPA, para o cargo.

Em nota divulgada ontem pela BRF ao mercado, foram apresentad­os 10 nomes, entre eles, a do ex-ministro da Agricultur­a Roberto Rodrigues, que terá o papel de negociador internacio­nal do grupo. José Aurélio Drummond, atual presidente da companhia, e Flavia Almeida, dois nomes de confiança do empresário, também compõem a lista.

Francisco Petros, indicado pelo fundo de pensão da Petrobrás, apontado por fontes como desafeto de Abilio, ficou de fora.

A nova chapa teve o apoio da Tarpon, que possui 7,2% da BRF, mas não recebeu aprovação formal de Previ e Petros, que possuem cerca de 11% da empresa cada uma, segundo fontes.

A ideia é que até a assembleia do dia 26 as negociaçõe­s entre os fundos – que são os maiores acionistas individuai­s da BRF –, Abilio e Tarpon cheguem a um acordo para única chapa. Por ora, contudo, os dois lados ainda mantém determinaç­ão de defender sua própria lista.

Em disputa, está o comando da companhia de alimentos, maior exportador­a de frangos do mundo. Após a BRF registrar sucessivos prejuízos, os fundos de pensão entraram com pedido em fevereiro de destituiçã­o do conselho, que desde 2013 é liderado por Abilio.

Procurados, Abilio, Furlan, Tarpon, Petros e Previ não comentaram o assunto.

 ?? AMANDA PEROBELLI/ESTADÃO-4/12/2017 ?? Posto. Abilio desistiu de renunciar à presidênci­a do colegiado
AMANDA PEROBELLI/ESTADÃO-4/12/2017 Posto. Abilio desistiu de renunciar à presidênci­a do colegiado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil