O Estado de S. Paulo

Minas terá centro de tecnologia Hyperloop

Transporte em cápsulas de alta velocidade foi idealizado pelo bilionário Elon Musk

- Mariana Lima

A Hyperloop Transporta­tion Technologi­es – uma das empresas que tenta tornar realidade um sistema de transporte de pessoas em cápsulas de alta velocidade idealizado pelo bilionário Elon Musk – anunciou ontem uma parceria público-privada (PPP) com o governo do Estado de Minas Gerais. Por meio dela, será criado o Centro Global de Inovação e Logística na cidade de Contagem, Região Metropolit­ana de Belo Horizonte. A companhia vai usar um espaço de 4 mil metros quadrados, cedido pelo poder público, e contratar engenheiro­s formados em universida­des da região.

A primeira fase do projeto prevê um investimen­to inicial de R$ 26 milhões, sendo metade aportada pela empresa e fundos de investimen­to e outra parte pelo governo.

Segundo Bibop Gresta, presidente e fundador da HyperloopT­T, a empresa estudou 140 países para escolher a sede do centro, que será dedicado ao desenvolvi­mento e fabricação de cápsulas para transporta­r cargas. Segundo ele, só 11 países foram considerad­os viáveis.

“Escolhemos o Brasil porque ele sempre liderava nos estudos de viabilidad­e”, diz Gresta, explicando que entre os itens analisados estava a estabilida­de do governo, necessidad­e de melhorias de transporte e empresas interessad­as do projeto. “Escolhemos Minas Gerais pela mão de obra e pela necessidad­e de transporte de cargas eficiente”.

O executivo afirma que 11 países no mundo estão interessad­os em construir sistemas de transporte de cápsulas de alta velocidade. No Brasil, quatro Estados demonstrar­am interesse durante conversas. “Ainda está muito inicial, mas há três Estados interessad­os em usar para transporte de carga e um para transporta­r passageiro­s”, disse ele em entrevista ao Estado.

Velocidade. A HyperloopT­T tenta construir um sistema modal que usa a velocidade de um avião, mas em meio terrestre, com estações parecidas com a de um monotrilho (ler mais acima). A ideia de fazer um transporte modal expresso e subterrâne­o é de Elon Musk, fundador da empresa espacial SpaceX e da fabricante de carros elétricos Tesla. Em 2012, Musk publicou um arquivo de 57 páginas explicando como funcionari­a o modelo de transporte.

Como o conceito é aberto, qualquer empresa pode criar sua própria tecnologia baseada no projeto de Musk. A HyperloopT­T é uma delas. O próprio Musk fundou uma empresa para explorar o conceito, a Boring Company, mas há também outras de olho na oportunida­de, como a Hyperloop One, de Richard Branson, fundador do grupo americano Virgin.

A França será o primeiro país do mundo a testar o sistema da HyperloopT­T. Na próxima semana, a cápsula desenvolvi­da pela empresa na Espanha começará a ser testada em um tubo com 2 quilômetro­s de extensão já construído na cidade francesa de Toulouse. Há pesquisas relacionad­as à tecnologia ocorrendo em outros países, como Estados Unidos, Indonésia, Índia e Emirados Árabes Unidos.

Durante o evento, a empresa

também anunciou que companhias e pesquisado­res brasileiro­s interessad­os no Hyperloop também poderão participar colaborar com a criação e desenvolvi­mento da tecnologia.

“Estamos abrindo para o Brasil o nosso programa para fechar parcerias para que empresas nacionais possam criar esse futuro conosco”, disse Rodrigo Sá, diretor global de desenvolvi­mento de negócios da HyperloopT­T. “A Hyperloop Academy conectará instituiçõ­es e 900 cientistas entre brasileiro­s e estrangeir­os.”

 ?? FOTOS REUTERS ?? Pesquisa. Centro Global de Inovação e Logística será instalado em antiga fábrica de Contagem, no interior de Minas Gerais
FOTOS REUTERS Pesquisa. Centro Global de Inovação e Logística será instalado em antiga fábrica de Contagem, no interior de Minas Gerais
 ??  ??
 ??  ?? Conceito. Passageiro­s sentam em cápsula que viaja por meio de tubo em alta velocidade
Conceito. Passageiro­s sentam em cápsula que viaja por meio de tubo em alta velocidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil