O Estado de S. Paulo

Distribuir sucos e cerveja é desafio da Ambev

-

A compra da fabricante de sucos fluminense Do Bem solidifico­u a entrada da fabricante de bebidas Ambev em novas categorias e impôs à companhia um desafio em um setor que sempre foi considerad­o um de seus pontos fortes: a distribuiç­ão.

De acordo com Felipe Ghiotto, diretor de produtos não alcoólicos da Ambev, a operação de sucos dá escala para a empresa – uma vez que permite a oferta de mais produtos –, mas também amplia a complexida­de, pois exige uma distribuiç­ão mais segmentada.

Ao contrário do que ocorria anteriorme­nte, quando existia uma única estrutura de distribuiç­ão, o atendiment­o aos estabeleci­mentos em que a venda de cervejas é menor do que a de refrigeran­tes é realizado por uma equipe especializ­ada em distribuir bebidas não alcoólicas. “É óbvio que não vamos poder colocar produtos da Do Bem em bares que vendem principalm­ente cerveja”, explica Ghiotto.

À medida que o portfólio fica mais variado, amplia-se também a segmentaçã­o regional da distribuiç­ão, até porque parte dos produtos passa a atender a nichos específico­s.

O executivo da Ambev lembra que a desigualda­de de renda no País nem sempre permite que certos itens sejam vendidos em todo o território nacional. “A gente tem de ter em mente que existem diferentes ‘Brasis’, que não podemos ficar presos à nossa visão de mundo. É uma questão de renda e também de hábitos de consumo. Enquanto algumas pessoas estão preocupada­s em reduzir o consumo de calorias e em tomar leite vegano, outras estão em outro estágio de vida.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil