O Estado de S. Paulo

Vitoria Maldonado lança álbum com o baixista Ron Carter

Cantora e pianista brasileira foi convidada por um dos maiores baixistas do mundo para fazer o disco ‘L.I.K.E.’

- Julio Maria

Vitoria Maldonado está ao lado de Ron Carter na capa do disco. A brasileira pianista com dois álbuns lançados (Vitoria , de 1994, e O que está acontecend­o comigo, de 2011) vive um momento de auge. Além de estar com um dos maiores baixistas do mundo, seu álbum de nome Brasil L.I.K.E. (Love, Inspiratio­n, Knowledge, Energy) tem uma constelaçã­o para rearranjar, em sua maioria, temas de standards do jazz norte-americano. Ao lado deles aparecem Adoro o

Teu Sorriso (da própria Maldonado), Lugar Comum (de João Donato e Gilberto Gil) e Saudade (Maldonado e Ron Carter). O maestro Ruriá Duprat, sobrinho do tropicalis­ta Rogério Duprat, assina a produção artística e conduz a orquestra. O saxofonist­a Proveta toca em They Can’t Take That Away From Me; Roberto Menescal, violonista, aparece em There Will Never Be Another You, Que

Reste-t-Il de Nos Amours e All Of Me; e o trompetist­a Randy Brecker está em Night and Day.

A mãe de Maldonado tocava piano clássico e o pai gostava de cantar. Ela acabou estudando piano na adolescênc­ia com Marina Brandão, com Amilson Godoy e com Gogô (Hilton Valente). Fez ainda composição com Oswaldo Lacerda, antes de seguir para Berklee (EUA), onde se formou em composição e regência. Ao retornar ao Brasil, no final dos 1980, passou uma temporada no Rio de Janeiro e chegou a formar uma dupla com a cantora Marisa Monte, que já fazia apresentaç­ões pela noite.

Sobre a costura do disco, ela conta que conheceu Ron Carter em sua casa, na véspera da gravação. Antes disso, eles haviam se falado por telefone: “Eu estava em Nova York, de férias, quando recebi um telefonema do pianista Michel Freidenson me contando que o Ron Carter e seu quarteto estavam em turnê pelo Brasil e que ele estava procurando algum artista brasileiro para fazer um novo álbum. Eu já estava planejando gravar um disco com meus standards americanos prediletos unindo o jazz à bossa nova com um repertório que eu já estava me apresentan­do em jazz clubs de São Paulo. Isso chegou aos ouvidos do Ron e ele me convidou a gravar com ele e o quarteto. Me senti muito lisonjeada. Ron é uma lenda viva do jazz, com um vivência musical gigantesca e com quem eu aprendi muita coisa.”

Um vídeo de divulgação do projeto de Maldonado a mostra em estúdio, durante a gravação do disco. Em um momento, ela pede a Ron Carter para incluírem Georgia On My Mind. Ele aponta para Renee Rosnes, a pianista, e diz que aceita se ela também aceitar. Maldonado vai até o piano de Renee e mostra como quer a música. Sobre o clima das gravações, Maldonado fala: “O Ron é um músico excepciona­l, apaixonado pelo que faz, e com uma grande disposição para fazer coisas novas. Aliás, foi daí que veio o nome do disco L. I. K. E. (Love, Inspiratio­n, Knowledge, Energy). Depois de passar o dia inteiro gravando, ainda teve energia para mais uma música que eu não havia planejado, mas que senti que soaria muito bem com o quarteto. E foi assim, com apenas alguns acordes que eu havia rabiscado, que gravamos Georgia on My Mind”.

Se o seu disco é estrategic­amente pensando para um público fora do Brasil? “Acredito que esse repertório seja internacio­nal e atemporal. São clássicos da música americana e brasileira. Mas pensando no mercado brasileiro, gravei todas as faixas em inglês e português. As que estão em inglês foram versionada­s por Carlos Rennó e estão prontas. Só não lancei ainda porque não consegui liberação das editoras americanas.”

 ?? BETI NIEMEYER ?? Duo. Standards do jazz são o forte do álbum ‘L.I.K.E.’
BETI NIEMEYER Duo. Standards do jazz são o forte do álbum ‘L.I.K.E.’
 ??  ?? Tratore / Preço médio: R$ 32 Ron Carter e Vitoria Maldonado ‘Brasil L.I.K.E.’
Tratore / Preço médio: R$ 32 Ron Carter e Vitoria Maldonado ‘Brasil L.I.K.E.’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil