O Estado de S. Paulo

Roda da vida

- BATENDO PONTO POR LIZIKA YLANA MILLER, PROFESSORA DO IBMEC E SÓCIA-DIRETORA DA YLUMINARHA E-MAIL: YLANA@YLUMINARH.COM.BR

Uma das ferramenta­s de coaching mais utilizadas é a roda da vida, que ajuda a diagnostic­ar o cenário da vida do coachee contribuin­do para o autoconhec­imento. Seu desenho é um gráfico de pizza com as áreas da vida a serem analisadas: amigos e família; trabalho e carreira; espiritual­idade; amor; lazer; intelecto; saúde e vida financeira. Para aplicar a ferramenta é preciso que sejam avaliadas cada área, com uma nota de 0 a 10, conforme a sua satisfação pessoal.

Ao avaliar a área de amigos e família estamos nos referindo à vida social. Pense nos momentos que vivencia em círculos sociais diferentes, nas relações de amizade, nas experiênci­as com seus amigos e familiares. Há interação satisfatór­ia? E o diálogo?

Analisar a trajetória de carreira remete ao propósito profission­al. O quanto se sente realizado na sua atual ocupação profission­al? Independen­temente de retorno financeiro pense no significad­o de realização, cresciment­o pessoal e reconhecim­ento.

Espiritual­idade tem relação com as suas crenças, fé, conexão com a alma. O quanto tem se dedicado ao plano espiritual?

Amor nos remete a analisar as questões relacionad­as às emoções. Há variação de sentimento­s? Uma hora está bem e outra fica triste? Há um equilíbrio entre as emoções com diálogos, carinho e respeito?

Qual o tempo investido em lazer? Como são as atividades que trazem diversão e diminuem o estresse diário?

Aprendizad­o e educação. Intelectua­lmente, há atividades relacionad­as ao aprendizad­o e educação? Frequentar cursos e se atualizar é uma das ações que favorecem o cresciment­o pessoal. É preciso avaliar se a prática de leitura, estudos e aprimorame­nto vem sendo continuada.

Na área da saúde, é preciso avaliar se os exames preventivo­s estão em dia, se a alimentaçã­o é saudável e se há prática de exercícios físicos. Tudo isso vai interferir na nossa disposição para a vida. E como está a geração de recursos financeiro­s, de forma a custear as despesas? Há algum plano de ação e projetos de vida que exijam alguma reserva?

Agora é o momento de analisar se as áreas estão equilibrad­as. Caso contrário, qual área merece mais atenção? O que pode ser feito para aumentar a pontuação dessa área? É, portanto, hora de direcionar a energia para as áreas que estão precisando alavancar mais ganhos.

Esse exercício também permite explorar ainda mais o conceito de equilíbrio, que significa harmonia e estabilida­de. Equilíbrio é a capacidade de enfrentar obstáculos e ter controle das emoções e reações.

Para muitos não é tão simples investir energia e tempo de maneira proporcion­al. Equilibrar “vários pratinhos” ao mesmo tempo é um desafio, que exige muita sabedoria na arte de fazer escolhas.

Hoje, é muito comum ouvir que os jovens priorizam a vida pessoal, suas relações com familiares e amigos. E os adultos, as atividades profission­ais. Em ambos os casos, a roda não vai girar de forma equilibrad­a e pode vir a causar estresse ou prejudicar o alcance de seus objetivos de vida.

A plenitude e felicidade podem ser impactadas pela falta desse equilíbrio. Então, como usar a roda da vida a seu favor?

Refaça o exercício periodicam­ente. Desenhe um plano de ação para calibrar os pontos de atenção. Momentos de pausa e reflexão são essenciais para uma análise da trajetória de vida em busca do equilíbrio, para não sofrer efeitos de uma roda que gira torta.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil