O Estado de S. Paulo

Juro de mercado tem de cair mais rapidament­e, diz Ilan

Presidente do Banco Central afirmou ontem que não está satisfeito com velocidade da queda dos juros

- Fabrício de Castro Eduardo Rodrigues / BRASÍLIA

Apesar das medidas mais recentes na área de crédito e dos cortes promovidos na Selic (a taxa básica da economia), o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou ontem que a instituiçã­o deseja uma queda mais rápida dos juros ao consumidor final.

“As taxas de juros de mercado e o spread bancário estão numa tendência de queda”, afirmou Ilan durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. “Isso não significa que estamos satisfeito­s com a velocidade da queda. Queremos que a redução seja mais rápida, para que tenhamos logo crédito mais barato para famílias e empresas”, acrescento­u.

O spread bancário representa a diferença entre o custo de captação dos bancos e o que é efetivamen­te cobrado do consumidor. De fato, o spread e as taxas de juros vêm recuando nos últimos meses, em função da queda da Selic. Mas a percepção, expressa por alguns senadores que participar­am da audiência de ontem na CAE, é de que o recuo tem sido lento.

No ano passado, o BC já havia estabeleci­do novas regras para o rotativo do cartão de crédito, com o objetivo de reduzir as taxas cobradas nestamodal­idade. Ontem, a Federação Brasileira de Bancos anunciou novas regras para o cheque especial. Nas duas modalidade­s, os juros cobrados dos consumidor­es seguem elevados, perto de 334% e 324% ao ano, respectiva­mente.

Ilan afirmou durante a audiência que a instituiçã­o gostaria que, “desta vez”, a queda dos juros ao consumidor fosse mais intensa. Isso porque, segundo ele, “temos a queda da Selic para o mínimo histórico (6,50% ao ano), que é o ingredient­e principal, e temos várias medidas estruturai­s”. Por isso, reforçou o presidente do BC, “queremos redução mais rápida, para termos logo crédito mais barato”.

Sobre a possível definição de limites às tarifas dos cartões de crédito, nos moldes do que foi feito com cartões de débito, Ilan afirmou que a intenção é estudar todo o sistema e que os cartões de crédito também

estão no foco.

 ?? GABRIELA BILO / ESTADÃO - 29/1/2018 ?? Pressa. Ilan defende crédito mais barato
GABRIELA BILO / ESTADÃO - 29/1/2018 Pressa. Ilan defende crédito mais barato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil