O Estado de S. Paulo

Coluna do Estadão

- ANDREZA MATAIS TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/

O PT trabalha com a possibilid­ade de o empresário Josué Gomes, que trocou o MDB pelo PR, ser vice na chapa presidenci­al do partido.

OPT trabalha com a possibilid­ade de o empresário Josué Gomes ser vice na chapa encabeçada pelo ex-presidente Lula. Ocorreram conversas sobre o assunto dias antes de o petista ser preso. No último dia 6, Josué deixou o MDB e se filiou ao PR. O partido é comandado pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto. Lideranças da sigla dizem que o plano A para Josué é a candidatur­a do Senado na chapa do petista Fernando Pimentel ao governo. Mas admitem que ele é um nome de “mil e uma utilidades” e poderia se encaixar no projeto presidenci­al.

» Tudo amigo. Quem participa das articulaçõ­es diz que Josué Gomes não teria dificuldad­es em ser vice de Jaques Wagner caso ele substitua Lula na cabeça da chapa. Condenado em 2.ª instância, Lula pode ser impedido de concorrer.

» Noiva. Abordado informalme­nte por emedebista­s para se aliar à candidatur­a de Henrique Meirelles ao Planalto com a indicação do vice, o PR desconvers­a.

» Efeito imediato. Pesquisas eleitorais contratada­s por partidos mostram que João Doria foi atingido pela decisão de deixar a Prefeitura para disputar o governo. Ele perdeu pontos na capital paulista. Votos que migram para nulo e branco e não para o segundo colocado, Paulo Skaf (MDB).

» Vão e vem. Tucanos ligados a Doria dizem que a queda nas pesquisas estava no preço. Mas apostam que ele conseguirá recuperar os eleitores na campanha.

» Teleguiado. Em conversas recentes, o tucano Aécio Neves sinalizou que vai seguir as pesquisas para decidir seu futuro. Ele voltou a avaliar se concorrerá a vaga de deputado. Se optar pelo Senado, terá como adversária Dilma Rousseff (PT).

» Você...O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), determinou que a TV Senado só transmita as reuniões das comissões temáticas até meia-noite. Depois disso, entra outra programaçã­o.

» ...abusou. A decisão foi tomada depois que o senador Paulo Paim (PT-RS) começou a realizar audiências públicas que viravam a madrugada para aparecer na TV. Ontem, a sessão noturna foi inteira pró-Lula.

» Novo foco. A concessão de terminais do grupo Libra no caso do porto de Santos voltou a assombrar o Planalto. O temor é de que as investigaç­ões atinjam mais pessoas ligadas a Temer.

» Meus amigos...Na terça, o Ministério Público pediu a anulação da concessão de terminais do grupo. Desde que assumiu, o Planalto já teve quatro baixas. » O motivo. A PF optou por usar o Cessna Caravan para transporta­r Lula até Curitiba porque a aeronave pode pousar em qualquer pista. Havia temor de que manifestan­tes invadissem a pista de Congonhas.

» Isolamento. Enquanto se cogita transferir o ex-presidente Lula para um quartel do Exército, o PT vai tentar transferir o petista para SP.

» Poder engorda. Em consulta médica em SP, o ministro Carlos Marun ouviu que precisará perder 10 kg para melhorar a saúde.

COM NAIRA TRINDADE E LEONEL ROCHA. COLABOROU ADRIANA FERRAZ

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil