O Estado de S. Paulo

Sérgio Cabral é transferid­o de volta ao Rio

- / F.G.

O ex-governador Sérgio Cabral (MDB), preso desde 17 de novembro de 2016 e condenado por liderar um esquema de corrupção no governo estadual, retornou ontem ao Rio de Janeiro, após quase três meses cumprindo pena no Paraná. A transferên­cia foi feita após decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Cabral deixou o Complexo Médico Penal de Pinhais, na Região Metropolit­ana de Curitiba, e desembarco­u, por volta das 19h45, no aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, zona norte do Rio. O ex-governador passou pelo Instituto Médico Legal (IML), onde fez exame de corpo de delito, e foi conduzido por volta das 21h para a Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira, conhecida como Bangu 8, no complexo penitenciá­rio de Gericinó (zona oeste).

Inicialmen­te o STF havia informado que Cabral ficaria preso na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, onde ele já tinha ficado detido e, segundo o Ministério Público Estadual, havia recebido benefícios irregulare­s. Essas benesses foram uma das razões que fundamenta­ram o pedido do Ministério Público Federal para que Cabral fosse transferid­o para o Paraná, que ocorreu em janeiro.

O ex-governador já cumpre penas que ultrapassa­m 100 anos de prisão e responde a mais de 20 processos relacionad­os à Operação Lava Jato no Rio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil