O Estado de S. Paulo

O SEGREDO ESTÁ NO JOGO COLETIVO

Treinador muda a mentalidad­e da Polônia

- Paulo Favero

Otécnico Adam Nawalka, de 60 anos, não tem no currículo equipes internacio­nais importante­s, muito menos títulos de peso. Mas o comandante conseguiu colocar em prática seu conhecimen­to na Polônia e vem promovendo, desde 2013, uma revolução na mentalidad­e dos jogadores. O seu princípio básico é só convocar atletas que coloquem os interesses da seleção, e do coletivo, acima dos objetivos individuai­s.

A regra serve para todos, desde os mais famosos da equipe, como o atacante e capitão Robert Lewandowsk­i, até os jovens que são observados nas ligas locais – outra mudança de paradigma na Polônia, pois Nawalka passou a chamar jovens atletas com potencial, valorizand­o o mercado interno.

Com essas medidas, ele colocou um espírito patriótico no grupo, o que levou a seleção a ser cabeça de chave na Copa do Mundo na Rússia – atualmente a Polônia ocupa a sexta posição no ranking da Fifa, empatada com a poderosa Espanha.

Claro que o início do trabalho do treinador foi complicado. Ele tinha sido jogador da seleção, disputando a Copa do Mundo de 1978, na Argentina. Várias lesões fizeram com que sua carreira fosse mais curta do que gostaria. Então, partiu para os Estados Unidos em 1985, quando seu país vivia momentos políticos turbulento­s. E lá sobreviveu, ao lado da esposa, fazendo trabalhos braçais, até voltar para a Polônia em 1990, após a queda do regime comunista.

Nawalka já tinha a intenção de ser técnico, mas diversific­ou suas opções abrindo uma pequena loja para vender calças ao mesmo tempo em que trabalhava numa concession­ária de veículos. Em 1995, iniciou uma trajetória em clubes como técnico e sempre tendo como fundamento, além da coletivida­de, uma grande organizaçã­o tática.

Em outubro de 2013 surgiu um convite inusitado de seu antigo companheir­o de seleção, Zbigniew Boniek, que era o presidente da Federação Polonesa de Futebol. O dirigente queria que ele substituís­se Waldemar Fornalik no comando da seleção da Polônia. Nawalka estava dirigindo naquele momento o Górnik Zabrze, que liderava o campeonato nacional.

Em pouco tempo, mesclando atletas locais com jogadores que atuam no exterior, ele classifico­u a Polônia para a Eurocopa de 2016.

Continuou sua trajetória de bons resultados e, em 45 partidas até o momento, obteve um aproveitam­ento de pontos de 53,3%, com 24 vitórias, 14 empates e apenas sete derrotas com a seleção polonesa.

 ??  ?? Próximo
técnico: Gareth Southgate, o homem que tem a missão de fazer a Inglaterra mostrar que não é apenas uma seleção coadjuvant­e Todos por um. Nawalka não dá vez para os interesses individuai­s
Próximo técnico: Gareth Southgate, o homem que tem a missão de fazer a Inglaterra mostrar que não é apenas uma seleção coadjuvant­e Todos por um. Nawalka não dá vez para os interesses individuai­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil