O Estado de S. Paulo

Nova cafeteria leva grãos especiais a Pinheiros

- Renata Mesquita

É difícil achar a recém-aberta Catarina Coffee & Love. Mas vale procurar. O balcão da nova cafeteria está instalado dentro de uma loja de roupas e objetos de decoração chamada Hybrida, na praça das Omaguás, em Pinheiros. Quer uma pista? Procure os banquinhos de pallets que ficam em frente à loja. Você ainda tem que insistir mais um pouco, não basta entrar na loja, tem de atravessar a longa fileira de araras antes de encontrar, no final do corredor, o barista Henrique Ortiz passando um café em algum dos seis métodos que ele tem disponívei­s atrás daquele balcão, da charmosa Chemex à tradiciona­l prensa francesa.

Entende-se logo que ali reinam os coados. Tem, sim, o expresso, mas até ele ganha tratamento especial nas mãos do barista. O cliente escolhe o grão, ele mói na hora e, a depender do grão selecionad­o, o café concentrad­o ganha um tratamento na máquina italiana. A escolha do grão, então, é quem determina como o barista vai agir. E de grão Henrique entende bem. Antes de abrir o Catarina, seu primeiro negócio solo, o barista trabalhou por alguns anos como coffee hunter – caçador de grãos – para o Octavio Café.

Ele era o responsáve­l por procurar cafés especiais pelo Brasil. Visitou fazendas de Norte a Sul, e foi assim que se aproximou de pequenos produtores de cafés especiais. Henrique tomou gosto pelos cafés experiment­ais, que passam por processos ainda mais elaborados e passou a lidar com eles.

Além de caçar os grãos, ele também responde pela torra.

São esses grãos que dão origem aos cafés servidos ali ou podem ser levados para casa em embalagens de 150g. Tem sempre pelo menos cinco variedades de grãos disponívei­s para a prova. Assim a conversa com o barista se torna quase que obrigatóri­a. Mas não precisa ser nada complicado. Quem estiver só a fim de um café, sem muita explicação, basta avisar.

Independen­temente do método (além das citadas, tem Hario, Kalita, Clever, Aeropress) e do grão escolhido, qualquer xícara sai por R$ 8. Para aproximar o cliente de tudo isso o barista criou algumas experienci­as como a harmonizaç­ão com queijos e uma de comparação entre grãos e processos.

O café é o astro nesse espaço diminuto, onde as comidas são apenas coadjuvant­es. Mas não faltam opções – tem broa, focaccia, cookies, muffin e alguns bolos caseiros.

 ?? AMANDA PEROBELLI/ESTADÃO ?? De grão em grão. Atrás do pequeno balcão, vários métodos
AMANDA PEROBELLI/ESTADÃO De grão em grão. Atrás do pequeno balcão, vários métodos
 ?? GABRIELA BILÓ/ESTADÃO ?? Chemex. Filtro de papel com várias dobras faz café mais translúcid­o
GABRIELA BILÓ/ESTADÃO Chemex. Filtro de papel com várias dobras faz café mais translúcid­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil