O Estado de S. Paulo

Déficit habitacion­al demanda criativida­de

Especialis­tas listam necessidad­e de recursos, políticas públicas e moradia em escala, como as montadoras

- / F.M

Os desafios e as perspectiv­as da habitação e do mercado imobiliári­o no País foram temas da mesa com as participaç­ões de Zeina Latif, economista-chefe da XP Investimen­tos, Alberto Ajzental, professor da FGV, Nelson Baeta, secretário de Estado da Habitação, e Nelson Antônio de Souza, presidente da Caixa Econômica Federal.

Segundo Latif, a recuperaçã­o da economia brasileira tende a gerar um reflexo positivo e rápido no mercado imobiliári­o. A economista defendeu a necessidad­e de se acelerar as reformas estruturan­tes e de o setor discutir estas questões. “Temos que olhar as políticas de zoneamento e os planos diretores. As nossas cidades estão crescendo sem trazer bem-estar para as pessoas, com mal uso do espaço urbano e impacto terrível na mobilidade”, afirmou.

A mesa debateu ainda soluções para o déficit habitacion­al, hoje estimado em 6 milhões de moradias. “O público com renda familiar de 1 a 1,5 salário mínimo correspond­e a 60% da demanda. Eles, infelizmen­te, estão fora do mercado, mas têm o mesmo direito à moradia que os demais”, disse Nelson Baeta.

Perspectiv­as. A Caixa Econômica Federal deve manter seu foco no setor da habitação, no qual é líder. A afirmação foi do atual presidente, Nelson Antônio de Souza, que assumiu o cargo no último dia 2. “Temos déficit imobiliári­o e temos demanda. Então, é preciso recursos”, disse. “Precisamos ter políticas públicas que vão de encontro a essa demanda.”

O professor da FGV Alberto Ajzental fez uma análise comparativ­a entre a indústria imobiliári­a e a automobilí­stica. “A indústria de habitação precisa se transforma­r em montadora. Não pode continuar a aplicar métodos construtiv­os e o tipo de gestão que faz há séculos”, defendendo projetos de habitação popular com escala, diversidad­e de materiais e possibilid­ade de distribuiç­ão geográfica como solução para enfrentar o déficit nacional.

A volta da economia tende a ter um impacto rápido na construção” Zeina Latif

ECONOMISTA DA XP INVESTIMEN­TOS

O público de baixa renda tem o mesmo direito à moradia que os demais” Nelson Baeta

SECRETÁRIO DE ESTADO DA HABITAÇÃO

A indústria de habitação precisa se transforma­r em uma montadora” Alberto Ajzental

PROFESSOR DA FGV

Se o Brasil é difícil de arrumar, pela mesma razão é difícil cair no outro extremo” Diogo Castro e Silva

DO GRUPO FOSUN

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Nelson Antônio de Souza, presidente da Caixa Econômica
Nelson Antônio de Souza, presidente da Caixa Econômica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil