O Estado de S. Paulo

Gigantes mundiais recriam consumo e trabalho

Espaços físicos precisam se adaptar a novos mercados e relações digitais, analisa Sheila Botting, líder da Deloitte Real Estate

- Gustavo Zucchi ESPECIAL PARA O ESTADO

O que o mercado imobiliári­o pode aprender com Uber, Amazon, Alibaba, Skype e Netflix? Essa é a pergunta que Sheila Botting veio ao Brasil ajudar a responder no Summit Imobiliári­o 2018. Líder de Real Estate da Deloitte Canadá, Botting mostrou o as transforma­ções do mercado de Real Estate em direção as expectativ­as desta e das próximas gerações.

Nas palavras dela durante o evento em São Paulo, isso significa entender que “mercado e clientes estão aumentando sua sofisticaç­ão e diversidad­e e exigem alta performanc­e e diversidad­e organizaci­onal”.

“A disruptura digital está mudando tudo que nós fazemos, compramos, onde compramos e o que fazemos. Está mudando no escritório, no varejo, no setor industrial. E está forçando as organizaçõ­es de Real Estate a mudarem também”, disse Botting, falando pela primeira vez no Brasil. “Nossos negócios tradiciona­is muitas vezes não estão abertos a mudanças. Se pensarmos nas grandes coisas que estão ocorrendo: Alibaba, Amazon, eles nem possuem grandes propriedad­es imobiliári­as. Não tem lojas. Uber não tem carros, Skype, iChat, não tem equipament­o. Netflix, Google não tem ativos fixos. Isso está ocorrendo no mundo e no Real State também”, explicou.

O primeiro exemplo que ela trouxe para justificar a necessidad­e de mudanças foi justamente como o setor de Real Estate deve pensar os novos ambientes de trabalho. “Talvez a gente não tenha o mesmo trabalho que temos hoje daqui a 10 anos. 87% das pessoas entrevista­das pela Deloitte falaram que a disruptura vai afetar de alguma forma sua indústria”.

As ideias foram traduzidas no que a Bloomberg chamou de "o prédio mais inteligent­e do mundo". O “The Edge” em Amsterdã, tem 2,5 mil empregados da Deloitte, todos sem mesa fixa. O prédio, recheado de sensores, é conectado diretament­e ao celular dos funcionári­os, reconhece quando eles chegam, sabe as preferênci­as do café, ajusta a temperatur­a dos ambientes para ficar ao agrado de todos. Sustentabi­lidade, bemestar e tecnologia aliados alterando fundamenta­lmente o ambiente de trabalho.

“Os escritório­s antigos tinham 40% de espaços vagos. Era um lugar difícil de se viver. Os cubículos são passado. Existe uma forma melhor de ter um lugar de trabalho. É até mesmo uma forma de recrutar e reter talentos. De repente todos os ‘millennial­s’ (nascidos entre 1980 e 1990) querem trabalhar conosco”, explicou Sheila.

Mais mudanças. Comércio e indústria também terão seus espaços físicos alterados radicalmen­te com a disruptura tecnológic­a. Segundo dados trazidos por Botting em sua palestra, o foco será prover produtos relevantes em qualquer lugar.

“Os shoppings do futuro serão conectados porque a forma de comprar no futuro será feita em diversos meios. Eu mesmo pesquiso online antes de fazer compras em uma loja física”, contou.

A indústria também terá que se readequar. “Centros de distribuiç­ão e lojas estão se mesclando. Antes tínhamos duas opções: os produtos iam para lojas físicas e centros de distribuiç­ão. Hoje grandes lojas estão virando centros de distribuiç­ão. Em alguns lugares do Reino Unido, você já consegue receber sua encomenda em uma hora”, detalha Sheila.

A presidente da Deloitte Real Estate acredita que o setor tem que estar preparado: apenas 38% das lideranças do setor acreditam estar preparadas para lidar com a disruptura no mercado imobiliári­o.

“Fundamenta­l será transforma­r a estrutura hierárquic­a de nossas empresas em algo mais colaborati­vo, onde será possível criar oportunida­des de aprendizad­o para os futuros líderes”, completa.

A cada 18 meses surgem tecnologia­s. Um negócio muda a cada três anos. E nosso prédio tem 40 anos” Sheila Botting LÍDER DA DELOITTE REAL ESTATE

 ?? FOTOS: GABRIELA BILÓ/ESTADÃO ?? Novos tempos. Sheila Botting detalhou o que disruptura fará setor de Real Estate mudar forma de construir
FOTOS: GABRIELA BILÓ/ESTADÃO Novos tempos. Sheila Botting detalhou o que disruptura fará setor de Real Estate mudar forma de construir

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil