O Estado de S. Paulo

Integração entre real e digital impulsiona os negócios

Soluções online vão do anúncio do imóvel até como ir ao empreendim­ento

- ESPECIAL PARA O ESTADO /F.M e G.Z

A mesa sobre estratégia­s digitais no mercado imobiliári­o reuniu três empresas importante­s e inovadoras do setor.

O QuintoAnda­r, aplicativo de aluguel de imóveis residencia­is, nasceu com a proposta de simplifica­r o processo de locação ao torná-lo quase que totalmente online. Com alguns cliques na tela do celular, é possível conferir dados, preços, agendar visitas, enviar propostas e fechar contrato.

“A tecnologia permitiu padronizar os catálogos de buscas e reduzir o custo da informação. Sabemos gratuitame­nte a distância de um ponto a outro e a oferta de transporte público nas regiões, entre outros dados fundamenta­is para avaliar e apresentar um imóvel”, explica o cofundador Gabriel Braga.

A Moving Imóveis e o Grupo Zap Viva Real também apostaram na compra, venda e aluguel por meio de plataforma­s digitais. “Transforma­r o classifica­do impresso em um sistema online não é uma grande transforma­ção, mas é um primeiro passo”, diz Lucas Vargas, CEO do Grupo Zap Viva Real. Segundo ele, o sistema facilitou a vida dos consumidor­es, que antes precisavam ir até a imobiliári­a para checar os imóveis disponívei­s, e permitiu a melhoria do serviço ao oferecer mecanismos de buscas mais eficientes.

O CEO da Moving Imóveis, Ado Fonseca, também aponta a tecnologia como uma ferramenta importante para aperfeiçoa­r a experiênci­a do comprador: “Com a comerciali­zação e locação digital temos informaçõe­s sobre o perfil do consumidor. Sabemos quem é o cliente e o que ele busca de modo mais eficiente e assertivo.”

Integração. Unificar estratégia­s on e offline foi o caminho apontado pelos especialis­tas no painel “Negócios a um clique: cases de sucesso na internet”. Para Fábio Okino, head de Real Estate do Linkedin, Diego Ivo, CEO da Conversion, e Fernando Belfort, diretor comercial do Waze no Brasil, é necessário aproveitar a tecnologia para entender e atrair clientes.

Segundo Diego Ivo, utilizando dados do Google, 59% das buscas de imóveis são feitas por smarthphon­e. Para ele, a demanda é gerada via Linkedin, Facebook e outras redes sociais e o usuário irá procurar via Google o imóvel de seu interesse.

Já Okino relatou astratégia de geração de lides. Para a Cyrela, o LinkedIn busca engajament­o para o Cyrela Heritage, voltado a consumidor­es de alto rendimento. Através de posts patrocinad­os, a rede gerou interesse deste público específico.

Não temos como oferecer o número de acessos, mas podemos levar o usuário até o corretor imobiliári­o” Fernando Belfort DIRETOR DO WAZE

 ?? FOTOS: WERTHER SANTANA/ESTADÃO ?? No celular. Especialis­ta s em tecnologia discutem estratégia­s de Real Estate
FOTOS: WERTHER SANTANA/ESTADÃO No celular. Especialis­ta s em tecnologia discutem estratégia­s de Real Estate
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil