O Estado de S. Paulo

Procurador­ia vai analisar vídeo de Gleisi sobre Lula

-

AProcurado­ria-Geral da República instaurou procedimen­to preliminar para analisar se abre inquérito sobre vídeo em que a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), diz à TV Al-Jazira que o ex-presidente Lula é um preso político e acusa a Justiça brasileira. No Senado, Gleisi reiterou sua fala à Al-Jazira.

AProcurado­ria-Geral da República instaurou procedimen­to preliminar para analisar a possibilid­ade de abrir inquérito sobre um vídeo gravado pela presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), para a TV Al-Jazira. Na gravação, ela diz que o ex-presidente Lula é um preso político e acusa a Justiça brasileira. “Lula foi condenado por juízes parciais num processo ilegal. Não há nenhuma prova de culpa, apenas acusações falsas”, afirma. A petista termina convocando “todos e todas [do mundo árabe] a se juntarem na luta” para libertar Lula.

» Abrindo os trabalhos. A instauraçã­o da Notícia de Fato é o primeiro passo antes de a PGR instaurar um inquérito. A determinaç­ão partiu da titular da Secretaria Penal da PGR, subprocura­dora Raquel Branquinho.

» Fala que eu te escuto. Durante todo o dia de ontem, a PGR recebeu vários pedidos de cidadãos comuns para abrir investigaç­ão, além de ofício do deputado Major Olimpio (PSL-SP).

» Com a palavra. No plenário do Senado, a presidente do PT reiterou sua fala à TV Al-Jazira e classifico­u as críticas como xenofobia.

» Guerra do café… O senador Aécio Neves avaliou que as declaraçõe­s de Geraldo Alckmin de que deveria se afastar da vida pública para cuidar da sua defesa podem se voltar contra o presidenci­ável tucano.

» ...com leite. O senador avisa que o eleitor mineiro é solidário. Não compactua com corrupção, mas também não aceita um colega tripudiar em cima do outro.

» Menos. O presidente do PTB, Roberto Jefferson, foi aconselhad­o por colegas de partido a parar de jurar amor eterno a Geraldo Alckmin. Acham que, se o tucano não decolar nas pesquisas, é preciso deixar a porta aberta para um plano B.

» Em cima do laço. O governo vai usar o prazo-limite para decidir se sanciona, com vetos, o Projeto de Lei 7.748/17, que altera as punições para agentes públicos.

» Vem que tem. O senador Antonio Anastasia, autor do texto, disse a interlocut­ores que o combinado é não ter vetos e que, se houver, seu partido vai agir para derrubá-los no Congresso.

» Hora pra tudo. A possibilid­ade de Raquel Dodge apresentar uma terceira denúncia contra o presidente Michel Temer até o fim do ano é tratada como improvável entre seus colegas.

» Tem fila. São dois os motivos. O Inquérito dos Portos é recente, foi aberto em setembro, e não vai furar a fila de mais antigos envolvendo outros políticos. E qualquer atitude apressada fará com que o Congresso rejeite a nova denúncia. » A volta. Quase liberado para disputar as eleições, Demóstenes Torres ganhou um quadro na TV Goiânia para responder a perguntas dos telespecta­dores sobre defesa do consumidor.

» Entrou pra história. Ana Paula Vescovi assumiu ontem como ministra da Fazenda interina com a viagem de Eduardo Guardia para Washington. É a primeira vez que uma mulher ocupa o cargo desde Zélia Cardoso de Mello.

COM NAIRA TRINDADE E LEONEL ROCHA

 ?? INSTAGRAM/ COLUNA ESTADÃO ?? » CLICK. A deputada Cristiane Brasil subiu em um caixote para ficar da altura do ministro do Trabalho, Helton Yomura, em reunião na pasta, que não conseguiu assumir.
INSTAGRAM/ COLUNA ESTADÃO » CLICK. A deputada Cristiane Brasil subiu em um caixote para ficar da altura do ministro do Trabalho, Helton Yomura, em reunião na pasta, que não conseguiu assumir.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil