O Estado de S. Paulo

Em Monte Carlo, Nadal continua arrasador

Espanhol começa luta pelo 11º título no torneio com expressiva vitória. Ele tenta seguir como líder do ranking da ATP

- MONTECARLO

Dez vezes campeão do Masters 1.000 de Montecarlo, em Monaco, Rafael Nadal iniciou de forma arrasadora a busca pelo seu 11.º troféu do importante torneio realizado em quadras de saibro. Atual líder do ranking mundial, o tenista espanhol atropelou o esloveno Aljaz Bedene por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/3, ontem, em sua estreia no confronto válido já pela segunda rodada da competição.

Como principal cabeça de chave, Nadal abriu campanha nesta fase e assim assegurou classifica­ção às oitavas de final. O seu próximo adversário será o russo Karen Khachanov, 38.º colocado da ATP, que horas mais cedo derrotou o francês Gilles Simon por duplo 6/2.

Atual bicampeão do evento monegasco com os títulos obtidos em 2016 e 2017, o espanhol também ergueu o troféu deste torneio em 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012. E, caso volte a confirmar a condição de “rei de Montecarlo”, ele também se tornará recordista isolado de conquistas de Masters – com 30 taças, divide hoje a condição de maior campeão desta série de torneios com o sérvio Novak Djokovic.

Ontem, Nadal precisou de apenas 78 minutos em quadra para confirmar favoritism­o diante de Aljaz Bedene, 58.º colocado da ATP. Além de confirmar todos os seus saques, o espanhol aproveitou quatro de oito chances de quebrar o serviço do esloveno.

Essa foi, por sinal, a segunda vez que o tenista espanhol enfrentou o adversário, que curiosamen­te havia sido batido anteriorme­nte pelo rival na edição de 2016 do mesmo Masters 1000 de Montecarlo, então por duplo 6/3.

Para Nadal, um almejado 11.º título em Montecarlo também significar­á a sua permanênci­a na ponta do ranking mundial, pois ele defende os 1.000 pontos que somou com a conquista do ano passado. Ele está apenas 100 pontos à frente do suíço Roger Federer, atual vice-líder, que tem chance de retomar o topo oficialmen­te na próxima segunda-feira mesmo após ter anunciado que ficaria fora de toda a temporada de saibro do circuito profission­al.

Em outro jogo realizado ontem em Montecarlo, o canadense Milos Raonic também avançou às oitavas de final ao bater o italiano Marco Cecchinato por 7/6 (7/5) e 6/2. O seu próximo rival sairá da partida entre o croata Marin Cilic, segundo cabeça de chave, e o espanhol Fernando Verdasco.

Mas, se por um lado Cecchinato

não conseguiu surpreende­r o ex-Top 10 Raonic, por outro Andreas Seppi garantiu a presença de um tenista da Itália nas oitavas ao derrotar o espanhol Guillermo Garcia-Lopez por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 4/6, 6/3 e 7/5. Assim, se credenciou para encarar o japonês Kei Nishikori na próxima fase da competição.

Duplas. O brasileiro Marcelo Melo e o polonês Lukasz Kubot perderam ontem na estreia da chave de duplas do torneio. Cabeças de chave número 1, eles abriram campanha direto na segunda rodada e foram superados pelos italianos Fabio Fognini e Simone Bolelli por 2 sets a 1, de virada (2/6, 6/2 e 10/7).

Apesar do resultado ruim, Melo e Kubot permanecer­ão na liderança do ranking após o término da competição. No entanto, a dupla já pode ligar o sinal de alerta para a continuida­de desta temporada, pois essa foi a terceira derrota consecutiv­a amargada em estreias.

Antes deste revés, o brasileiro e o polonês foram batidos também no primeiro jogo que fizeram nos Masters 1.000 de Indian Wells e Paris, ambos nos Estados Unidos. Atuando juntos, eles não ganham desde o final do mês de fevereiro.

Agora, a chave de duplas conta com a presença de apenas um tenista brasileiro. Trata-se de Bruno Soares, que estreará apenas nesta quinta-feira. Atuando como sétimo pré-classifica­do ao lado do britânico Jamie Murray, ele enfrenta a parceria formada pelo indiano Rohan Bopanna e o francês Edouard Roger-Vasselin, em duelo válido já pelas oitavas de final.

 ?? VALERY HACHE/AFP ?? Vitória. Nadal comemora último ponto na partida contra Aljaz Bedene, no saibro de Monaco
VALERY HACHE/AFP Vitória. Nadal comemora último ponto na partida contra Aljaz Bedene, no saibro de Monaco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil