O Estado de S. Paulo

Decisões com o VAR vão ser explicadas

-

A Fifa anunciou ontem novos detalhes do procedimen­to de utilização do Árbitro Auxiliar de Vídeo (VAR, na sigla em inglês) durante a Copa do Mundo. Segundo a entidade, as decisões envolvendo o sistema serão explicadas em telões nos estádios do torneio.

Após a definição do VAR, um replay do lance em questão será exibido pelo telão do estádio, acompanhad­o de uma explicação por escrito. Para que isso seja possível, a Fifa colocará um funcionári­o nas salas de operação de vídeo para ouvir a decisão e repassá-la para uma equipe que estará na arena, além dos comentaris­tas de TV.

“Nós vamos ter as imagens nos telões gigantes. Nós vamos ter os replays da decisão no telão, e também vamos informar os torcedores sobre o resultado da intervençã­o do VAR no lance e da revisão’’, explicou a Fifa.

A entidade aprovou a utilização do VAR na Copa do Mundo da Rússia em março e, desde então, vem estudando formas de tornar a experiênci­a positiva. Para isso, a Fifa fará um treinament­o especial neste mês para os 99 profission­ais de arbitragem - 36 juízes e 63 assistente­s que foram escolhidos para ir à Rússia.

Apesar de toda a preparação, o chefe de arbitragem da Fifa, o ex-juiz italiano Pierluigi Collina, alertou que o VAR não deve ser exageradam­ente usado durante o Mundial. De acordo com ele, o ideal é que o sistema sequer seja lembrado durante a partida. “O objetivo do VAR é impedir grandes erros, não solucionar erros claros e óbvios cometidos no campo de jogo.’’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil