O Estado de S. Paulo

OMOIDE SAKABA Espetinhos e tradição

-

Aberto em agosto do ano passado, esse izakaya sai completame­nte da rota tradiciona­l. Seu público é majoritari­amente nipônico, ali se ouve mais japonês do que português. O nome, omoide, significa lembrança. Ao atravessar o noren encontra-se um legítimo boteco japonês, frequentad­o majoritari­amente por homens – como no Japão –, de ambiente simples. O atendiment­o é bem simpático, atencioso. E o foco da cozinha está nos espetinhos, bem feitos e variados.

• Vale a pena: é um lugar onde se ter a experiênci­a legítima de um izakaya, em sua simplicida­de. É fácil se sentir do outro lado do mundo. Sente-se no balcão e entregue-se às sugestões do dono, Cláudio, que gosta de explicar tudo com paciência e simpatia. Adora contar como são os izakayas no Japão.

• Não perca: o neguimá tare (R$ 6,50, foto), o espetinho de frango com molho tare grelhado, simples e cheio de sabor. O karaague (R$ 9), outra receita onipresent­e nos cardápios de izakaya, é traduzido como um frango à passarinho, mas o prato é muito mais do que isso, e aqui chega servido com molho ponzu, delicioso.

• Bebidas: atende bem o público tanto com saquês e shochus como com reconhecid­os uísques japoneses. Tem também boa seleção de cervejas nacionais.

• Ambiente: fachada bem discreta, quase passa despercebi­da. O salão é bem tradiciona­l, com mesas e balcão de madeira com poucos lugares. A decoração se completa com luminárias japonesas. Os donos usaram como referência os izakayas dos anos 70 no Japão.

• Público: a maioria são homens, acima dos 40 anos, em grupos ou mesmo sozinhos. Mas não há motivos para se intimidar, os atendentes são muito atenciosos.

Serviço. R. Luís Góis, 1574, Mirandópol­is. 3459-3292. 18h/23h (fecha dom.).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil