O Estado de S. Paulo

KIDOAIRAKU Casa de família

-

Era figura constante à entrada da casa a mãe do chef Kakuzui Matsui, que ficava sentada vendo TV perto do balcão e morreu no ano passado. Mas o cantinho dela permanece ali, ajudando a manter a alma de residência do local, que fez 30 anos neste ano. Tocado por ele, na cozinha, e sua mulher, Luciana, no salão, o lugar só serve os petiscos à noite (no almoço, quem manda são os teishokus – peça o de tonkatsu, com a carne de porco empanada). A estrela dos petiscos é o nasu dengaku (R$ 37), berinjela primeiro frita com a casca, depois grelhada com missô.

• Vale a pena: a porção de nirá refogado com ovo é boa para acompanhar o bebericar da noite, assim como a porção de tonkatsu (R$ 39), filé de porco em tirinhas empanadas, e a lula fatiada ao gengibre.

• Não perca: o nasu dengaku, berinjela que é praticamen­te um purê de umami, e os bowls bem servidos de macarrão lámen.

• Bebidas: tem um pouco de tudo, como saquês e shochus (não mais o destilado de batata-doce na garrafa vermelha, mas tem uma versão de trigo). Cerveja gelada Original, Heineken e a japonesa Kirin.

• Ambiente: familiar informal, tanto no almoço quanto à noite, seja no balcão ou nas mesas do salão; os filhos dos donos são vistos por ali sempre.

• Público: comunidade japonesa é mais frequente do que turistas; há sempre mais pessoas grisalhas do que jovens pelo salão.

Serviço. R. São Joaquim, 394, Liberdade, 3207-8569. 11h30/13h45 e 18h30/22h (fecha dom.).

 ??  ?? Suculenta. Porção de tonkatsu (carne de porco empanada)
Suculenta. Porção de tonkatsu (carne de porco empanada)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil